quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Seminário de Patrimônio Ferroviário acontece no Paraná

Com o objetivo de apresentar questões conceituais que orientam a preservação do patrimônio ferroviário, em diálogo com as experiências práticas de gestores e técnicos, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Paraná (IPHAN-PR), em parceria com o Goethe-Institut de Curitiba, promove o Seminário de Patrimônio Ferroviário, que acontece de 11 a 13 de novembro, no auditório do Goethe-Institut de Curitiba.
A abertura do evento contará com a participação do Coordenador do Patrimônio Ferroviário do IPHAN, José Cavalcanti e do Superintendente do IPHAN-PR, José La Pastina. As instâncias, atores e perspectivas da preservação do Patrimônio serão abordados por Matheus Cotta, arquiteto e urbanista do IPHAN em Minas Gerais, e os Arranjos, ações e perspectivas na preservação e memória ferroviária do Rio de Janeiro pelo Superintendente no Estado, Ivo Barreto.  Haverá também palestras de pesquisadores renomados, como o historiador Eduardo Romero de Oliveira, o arquiteto Antonio Soukef Junior, o geógrafo Leonel Brizolla Monastirsky.
O Seminário aborda ainda as boas práticas de preservação do Patrimônio Ferroviário no Paraná, vai levantar demandas e elaborar propostas para o desdobramento de ações mais efetivas. O Seminário de Patrimônio Ferroviário traz uma mostra de fotos do acervo do IPHAN-PR, de autoria de Marc Ferrez e Arthur Wischral, sobre a construção da Estrada de Ferro Paranaguá-Curitiba e trabalhadores ferroviários. A exposição tem o apoio do Centro de Memória do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná - TRT-PR.
Confira aqui o convite.
Confira aqui a programação.

Serviço:
Seminário de Patrimônio Ferroviário
Data:
11 a 13 de novembro, das 14 às 20 horas
Local: Auditório do Goethe-Institut de Curitiba (Rua Reinaldino S. de Quadros, 33)
Inscrições: oficinas.pr@iphan.gov.br
Informações: IPHAN-PR - (41) 3264-7971


Assessoria de imprensaNCA Comunicação - (41) 3333-8017
Fonte: Ascom-IPHAN/PR 

Fonte: http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do?id=18070&sigla=Noticia&retorno=detalheNoticia


Nenhum comentário:

Postar um comentário