quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Obras históricas são restauradas em Porto Seguro (BA)

A Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, na Bahia (IPHAN-BA), entregou à comunidade de Porto Seguro cinco obras históricas restauradas, que integram o Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da cidade. Foram cerca de R$ 850 mil aplicados na conservação e restauro das igrejas de São Sebastião do Caraíva, de Nossa Senhora da Pena, de São Benedito, e no telhado da Casa de Câmara e Cadeia. Também foram realizadas intervenções em 66 imóveis na Praça do Divino Espírito Santo.

O superintendente do IPHAN-BA, Carlos Amorim, disse que as edificações apresentam relevante valor arquitetônico do período colonial e estavam necessitando de serviços de reparo na cobertura, nos revestimentos de paredes e nas instalações elétricas. As ações fazem parte de um conjunto de medidas adotadas após extenso diagnóstico realizado ao final do ano de 2010, quando a sede da Superintendência foi deslocada para o município de Porto Seguro durante um mês. Neste período, foram adotadas ações emergenciais, propondo-se a realização de obras de conservação nos monumentos de todos os sítios, uma vez que as últimas intervenções ocorreram há mais de 10 anos. “Com estas obras, será impedida a degradação promovida pela falta de manutenção e pela ação do tempo nos edifícios”, destaca Carlos Amorim.

O superintendente acrescentou que entre as próximas ações do IPHAN em Porto Seguro, estão previstas atualização do zoneamento, fiscalização e identificação, das áreas que ainda guardam relevância do ponto de vista arquitetônico, histórico e paisagístico. Segundo ele, as ações de fiscalização e identificação devem se estender aos outros sítios existentes na região, a exemplo de Ilhéus, Itabuna e Belmonte, que possuem exemplares relevantes a serem protegidos. Também estão programadas intervenções para a restauração de outros monumentos em Arraial d'Ajuda, Trancoso e Santa Cruz de Cabrália.

Fonte: http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do?id=18156&sigla=Noticia&retorno=detalheNoticia




Nenhum comentário:

Postar um comentário