sexta-feira, 1 de novembro de 2013

MS – Inventário histórico de mais 5 cidades tem início

Mais uma etapa do projeto “Inventário dos Acervos Documentais da História dos Municípios e do Estado de Mato Grosso do Sul” será realizada a partir de novembro, com levantamento dos acervos históricos de mais cinco municípios sul-mato-grossenses. A equipe formada pelas historiadoras Áurea Coeli e Lira Dequech, do Arquivo Público Estadual da Fundação de Cultura, passará por Bonito, Bela Vista, São Gabriel do Oeste, Rio Verde e Coxim e realizará levantamentos, reuniões e treinamentos em instituições públicas dos municípios.
O projeto registrará, através de inventário, os documentos da nossa historiografia desde a fundação da primeira vila, incluindo os das gestões atuais considerados de conteúdo histórico e que não podem sofrer descaso ou descarte. O inventário irá revelar os documentos que temos, onde e como os mantemos. O projeto também pretende estimular a adoção de políticas de preservação dos bens patrimoniais, como a criação de arquivos municipais ou outros equipamentos culturais cabíveis, bem como a produção historiográfica regional.
O trabalho irá abranger documentos do Poder Executivo e Legislativo e também arquivos de acervos particulares que sejam importantes na formação da história do município ou Estado. Após inventariar a massa documental e registrar todo o trabalho, o Arquivo Público publicará o inventário no formato de um catálogo. Com os documentos revelados ao público, a responsabilidade de guarda assumirá um peso maior, garantindo elementos para a adesão a uma política de preservação dos acervos.


Fonte da matéria: http://defender.org.br/2013/11/01/ms-inventario-historico-de-mais-5-cidades-tem-inicio/ 

















Foto: Divulgação - O projeto também pretende estimular a adoção de políticas de preservação dos bens patrimoniais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário