sexta-feira, 29 de novembro de 2013

IV CURSO DE PRESERVAÇÃO DE PATRIMÔNIO CULTURAL

Ao completar 10 anos a ACOR-RS anuncia o IV CURSO DE PRESERVAÇÃO DE PATRIMÔNIO CULTURAL - A profissão do Conservador-Restaurador com a proposta de refletir quanto à atuação dos profissionais Conservadores-Restauradores no estado do Rio Grande do Sul. Este evento é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Setor de Patrimônio Histórico e Museu da UFRGS, contando com o apoio do Curso de Museologia da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS.
O veto presidencial à regulamentação da profissão do Conservador-Restaurador provocou uma série de protestos e manifestações, tanto por parte de profissionais da conservação-restauração quando de órgãos de proteção ao patrimônio.
O mau entendimento das especificidades da profissão, refletida nos motivos alegados ao veto presidencial  – de que o livre exercício não acarretaria risco de dano à sociedade -, demonstra a necessidade de expor à população o trabalho desse profissional nas diversas áreas de seu campo de atuação, a formação requerida, bem como a avanço técnico e científico que vem sendo desenvolvido nesta área.
É nesse contexto que propomos como tema do IV CURSO DE PRESERVAÇÃO DE PATRIMÔNIO CULTURAL - A profissão do Conservador-Restaurador em que oportunizaremos aos sócios da ACOR-RS a exposição de sua produção teórica, técnica e científica aliada a reflexão sobre a sua atuação como agente de preservação da nossa memória.

Data: 04/12/2013
Local: Auditório da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS
Rua Ramiro Barcelos, 2705 - Campus Saúde - Porto Alegre - RS

Programação:

8h – Credenciamento
9h – Abertura
9h30min - 10h30min – Prof. Aloísio Arnaldo Nunes de Castro
A trajetória histórica da conservação-restauração de acervos no Brasil.
10h30min - 11h - Debates
11h – Lançamento do Livro da ACOR-RS
12h – 13h30min – Almoço
13h30min – 13h50min – Plantas arquitetônicas em papel translúcido industrial custodiadas por acervos patrimoniais. Metodologia de
Caracterização. Autores: Aline Abreu M. dos Santos, Margarete Regina F. Gonçalves, Silvana de Fátima Bojanoski
13h50min – 14h10min – As relíquias de um colecionador: Diagnóstico de conservação da coleção de pintura da Casa Museu Fernando de
Castro. Autores: Micheli Martins Afonso, Salomé de Carvalho, Juliane Conceição P. Serres
14h10min – 14h30min – Análise dos papéis japoneses comercializados no Brasil. Autor: Silvana de Fátima Bojanoski
14h30min – 14h50min – Conservação da memória fotográfica no RS: Ações prioritárias ou inelutável desaparecimento. Autor: Denise
Stumvoll
14h50min – 15h10min – debates
15h10min – 15h30min – café
15h30min – 15h50min – Pinturas do acervo do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo: pesquisa, documentação, restauração e exposição.
Autor: Andréa Lacerda Bachettini
15h50min – 16h10min – Preenchimento a seco de lacunas em papelão. Autor: Naida Maria Vieira Corrêa
16h10min – 16h30min – Representação gráfica digital aplicada à conservação e a restauração dos bens culturais: o caso dos cursos de
conservação iconográfica – LABTEC/ICH/UFPEL. Autor: Jeferson Dutra Salaberry
16h30min – 16h50min – debates
16h50min – 18h – Mesa redonda: Regulamentação da Profissão de Conservador-Restaurador

Reserva de vagas: cursosacorrs@gmail.com

Informações:
Museu da UFRGS
Valores:
R$ 20,00 – público geral     -      R$ 10,00 – estudantes

Sócios da ACOR-RS em dia com anuidades são isentos de pagamento.
Promoção: ACOR-RS – Associação de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais do Rio Grande do Sul, Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Secretaria Municipal de Cultura, UFRGS (Setor de Patrimônio Histórico e Museu da UFRGS) com apoio do Curso de Museologia da FABICO Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS.

Fonte: http://www.ufrgs.br/museu/iv-curso-de-preservacao-de-patrimonio-cultura 


Nenhum comentário:

Postar um comentário