terça-feira, 5 de novembro de 2013

Fazenda Santa Eufrásia, no Rio de Janeiro, será integralmente restaurada

Um termo de compromisso firmado entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Rio de Janeiro (IPHAN-RJ) e a Transportadora Associada de Gás/Petrobras (TAG) garantirá a restauração integral da Fazenda Santa Eufrásia, em Vassouras (RJ).

Os acordos foram planejados ainda 2009, por ocasião da implantação do gasoduto GASBEL II nas terras da Fazenda, quando o IPHAN-RJ vislumbrou, como medida compensatória, a possibilidade de patrocínio para a preservação do bem tombado que já apresentava situação crítica para sua conservação.

Ao Instituto caberá o acompanhamento, a análise e a aprovação dos projetos, além da orientação técnica dos serviços durante a execução das obras. Para a TAG, o financiamento das ações e a confecção dos projetos detalhando os trabalhos a serem realizados via Centro de Estudos e Pesquisas 28, além da transparência na prestação de contas dos recursos. 
Não é só a edificação remanescente da sede original que será restaurada.

O projeto também contemplará as áreas onde há registro de outras edificações desaparecidas, o armazém e o açude.  Integram ainda o conjunto o bosque, na parte posterior, e todo o acervo móvel, testemunhos do modo de viver e morar em uma fazenda de café no século XIX. Além da preservação do bem tombado, o objetivo é garantir sustentabilidade à Fazenda através de seus diversos produtos oferecidos à comunidade: visitas guiadas, consertos musicais, quitutes, participação mais efetiva no Festival Vale do Café, entre outros.

Obras e históriaErguida na primeira metade do século XIX, a Santa Eufrásia pertenceu ao agricultor, político e Comendador Ezequiel de Araújo Padilha. A partir de 1895 passou por diversos proprietários até ser adquirida pelo Coronel Horácio José de Lemos, cujos descendentes são até hoje proprietários. Por sua importância paisagística, a Fazenda Santa Eufrásia foi tombada pelo Iphan em 1970 e, atualmente, já se encontra integrada ao circuito de visitação das unidades cafeicultoras no Vale do Paraíba, um dos primeiros passos para a melhoria das condições de sustentabilidade desses monumentais acervos históricos e culturais.

Mais informações:
Assessoria de Imprensa Iphan/RJ
– Chico Cereto
Contato: (21) 9127-738 / 21 2233-6334.
Fonte: Ascom - IPHAN/RJ 

Fonte: http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do?id=18120&sigla=Noticia&retorno=detalheNoticia



Nenhum comentário:

Postar um comentário