sábado, 23 de novembro de 2013

Casa das Artes: Projeto de restauração é apresentado

Autoridades e convidados conheceram detalhes de como irá ficar o espaço cultural santa-cruzense

Cristiano Silva
cristiano@riovalejornal.com.br

Considerado um dos mais expressivos prédios ecléticos do Rio Grande do Sul, a Casa das Artes Regina Simonis, localizada na esquina das ruas Marechal Floriano Peixoto e Júlio de Castilhos, no centro de Santa Cruz do Sul, já tem um projeto arquitetônico de restauração e readequação de uso.
Depois de um ano de estudos e orçamentos, a comissão responsável pelo projeto, sob a coordenação da Associação Pró-Cultura de Santa Cruz, apresentou o levantamento completo da obra na manhã de ontem, sexta-feira, 22 de novembro, para autoridades, convidados e imprensa, entre eles, a diretora do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), Miriam Sartori Rodrigues, e o diretor de Assuntos Corporativos e Comunicação da JapanTobaccoInternational (JTI), Flávio Goulart.
O projeto de restauração e readequação de uso começou a ser elaborado em 2012, com o patrocínio da JTI. A coordenação do trabalho ficou a cargo do arquiteto Ronaldo Wink, juntamente com a equipe integrada pelos arquitetos Milton Keller, Ana Baumhardt, Sâmila Müller e Vera Schultze,além do engenheiro civil Luis Eduardo Leitão.
O grupo teve apoio também dos estagiários acadêmicos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Camila Francetto, Daniela Rachor, Márcio Fabris, Wagner Castro e Nathan Della Nina Reichel.

Com o novo projeto, a Casa terá sua área construída ampliada, passando dos atuais 837 metros quadrados para 906.Finalizado o projeto de restauração e readequação de uso, a próxima etapa será a captação de recursos para a efetivação da obra. Para isso, serão elaborados projetos para as Leis de Incentivo à Cultura do Rio Grande do Sul (LIC-RS) e do Governo Federal (lei Rouanet).O custo total da obra está orçado em aproximadamente R$ 6,5 milhões.
“Sem dúvida, vamos precisar de um grande envolvimento da comunidade e das empresas que acreditam na preservação da cultura para conseguir concretizar este projeto”, destacou a presidente da Associação Pró-Cultura, Maria Celita Scherer.
Para o diretor de Assuntos Corporativos e Comunicação da JTI, Flávio Goulart, o projeto é o início da realização de um sonho. “Foi muito importante para nós como empresa participar desse sonho. Acredito numa frase de um conterrâneo meu que diz ‘sonho de quem sonha só é só sonho, sonho de quem sonha junto é realidade’, tomara que a gente torne esse sonho realidade” finalizou emocionado o diretor.

Os estudos para a elaboração do projeto levaram em consideração a necessidade de preservar as características originais do prédio. As fachadas externas serão totalmente restauradas. No pavimento térreo, que abriga o mais nobre espaço do prédio, o salão de exposições, terá restauração integral, que envolve pisos, forros, paredes e esquadrias. Nesta mesma parte, a cafeteria, que serve como atrativo para a movimentação de público e como geração de renda para a manutenção da edificação, contará com áreas interligadas como o lounge e o terraço externo junto à calçada.
Para o livre acesso de pessoas com necessidades especiais, o projeto prevê um elevador com capacidade para oito pessoas ligando os quatro pavimentos do prédio. O segundo pavimento serve de apoio as atividades desenvolvidas no térreo, com dependências auxiliares ao funcionamento do salão de exposições. No terceiro andar estará localizada a Galeria Regina Simonis e o auditório, que receberá tratamento acústico no forro e paredes, climatização e equipamentos de luz, som e projeção para melhor atender as necessidades e propósitos do ambiente.
No quarto e último pavimento estarão localizadas a secretaria e a sala de reuniões da Associação Pró-Cultura. No mesmo ambiente estará localizado também o Memorial Casa das Artes, construído num pequeno espaço sob a cobertura, com exposições voltadas a resguardar a história do prédio e de seu processo de restauração.



















Projeto de restauração e readequação de uso foi apresentado ontem, 22 de novembro


















Arquitetos, presidente da Associação Pró-Cultura, Maria Celita Scherer e diretor de Assuntos Corporativos e Comunicação da JTI, Flávio Goulart apresentaram o projeto
















 

Clássico salão de exposições da Casa das Artes Regina Simonis terá restauração integral

Nenhum comentário:

Postar um comentário