segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Partenon, a beleza da Grècia

O desenho abaixo mostra em detalhes a estrutura original do grande tesouro da Grècia, o Partenon.















Um dos edifícios mais famosos do mundo, O Pártenon foi encomendado por Péricles como parte de seu programa de obras. O trabalho começou em 447 a.C. quando o escultor Fídias foi incumbido de supervisionar a construção de um magnífico templo dórico para Atena, a deusa protetora da cidade. Foi erguido no local de templos arcaicos e destinado fundamentalmente a abrigar a Parthenos, de Fídias, uma impressionante estátua de Atena de 12 m de altura, coberta de marfim e ouro.
Tendo levado apenas nove anos para ser concluído, o templo foi dedicado à deusa durante as Grandes Panatenéias de 438 a.C. Projetado e construído em mármore pentélico pelos arquitetos Calícrates e Ictino, o Pártenon tem um projeto complexo que substitui linhas retas por curvas leves. Acredita-se que isso foi feito para evitar a distorção visual ou talvez para aumentar a sua grandiosidade. Todas as colunas engrossam na metade e se inclinam suavemente para dentro, enquanto a plataforma de fundação se levanta em direção ao centro.
Para fazer os frontões e os frisos que acompanham o perímetro do templo, foi contratado um exército de escultores e pintores. Agorácito e Alcâmenes, ambos discípulos de Fídias, são dois dos artistas que trabalharam no friso e talharam as pessoas e os cavalos da panatenéia.
Apesar dos danos e das alterações sofridas -- que incluem uma igreja, uma mesquita e até um arsenal--, o Pártenon se mantém majestoso até hoje e é um poderoso símbolo das glórias da antiga Grécia. Atualmente está sendo restaurado. 

Fonte: http://estudantesdearquitetura.com.br/ 

O vídeo abaixo mostra os segredos do Partenon:


Nenhum comentário:

Postar um comentário