sábado, 12 de outubro de 2013

Considerada patrimônio histórico de BH, casa em aglomerado ameaça ruir

Os Parceiros do MGTV do Aglomerado Santa Lúcia, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, mostram, nesta terça-feira (8), um casarão considerado uma das construções mais antigas da capital. A propriedade particular já foi uma fazenda e atualmente é tombada pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município. Mas o imóvel nunca passou por obras, o que aumenta o risco de desabamento. Recentemente, os atuais proprietários foram obrigados a deixar o local.

O historiador Juvenal Lima explica que,  junto ao casarão Abílio Barreto, a Casa Fazendinha, como é conhecida na comunidade, é a construção mais velha da cidade. “Hoje a gente vê que é patrimônio de Belo Horizonte, entretanto ela nunca foi considerada como tal. Em 1992, por iniciativa de moradores da barragem, houve o pedido de tombamento da casa fazendinha como patrimônio histórico de Belo Horizonte”, explica.

Com a fazenda lacrada, as proprietárias lamentam a falta de uma resposta. “Fala que vai reformar, que tem um projeto, mas esse projeto a gente nunca viu e nunca teve acesso. Eu cresci aqui dentro dessa casa”, diz Cristina Rocha, uma das donas.

De acordo com o historiador, se nenhuma intervenção for feita, a construção tende a ruir. “Ela tem um simbolismo forte por resgatar a história do Aglomerado Santa Lúcia como um todo”, afirma.

De acordo com a Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte (Urbel), a fazendinha foi fechada em agosto por causa do risco de deslizamento do barranco e do péssimo estado do telhado, que ameaça desabar. A vedação das portas e janelas foi autorizada pelo patrimônio histórico municipal.

Em nota, a Fundação Municipal de Cultura informou que, até o momento, não foi encaminhado nenhum projeto de reforma ou restauração à diretoria de patrimônio. O que existe é uma ação de recuperação para garantir a estabilidade da casa e que será executada pelo programa Adote um Bem Cultural, mas não há previsão para o início das obras.

Fonte: http://g1.globo.com/minas-gerais/parceiro-mg/noticia/2013/10/considerada-patrimonio-historico-de-bh-casa-em-aglomerado-ameaca-ruir.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário