quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Castelo medieval na França tem visita a masmorra e passagem secreta

Cavaleiros Templários foram prisioneiros do Castelo de Najac em 1307.
Construção em vilarejo oferecia visão privilegiada para arqueiros.

A vila de Najac, no Sul da França, se estende por apenas uma rua e seus arredores, mas tem diversas atrações históricas. Quem passeia pela charmosa cidade pode ver, no meio de suas casas antigas, uma igreja gótica do século 13, uma capela do século 14 hoje convertida em residência, uma fonte do século 14 ainda em funcionamento e a joia do local: um castelo construído em meados do século 13, bem conservado apesar de estar há muito tempo desabitado.
O castelo de Najac foi obra de Alphonse de Poitiers, irmão do rei Luís IX, e faz parte de uma rede de castelos reais que se estendem pelo vale de Aveyron. Ele foi construído em 1253 com uma arquitetura totalmente defensiva, que inclui escadarias estreitas e portas baixas para dificultar o avanço do inimigo.
Ao longo da história, sua masmorra serviu de prisão para muitos soldados, inclusive para os Cavaleiros Templários (ordem que protegia cristãos na Idade Média), detidos em 1307.
A segurança era reforçada por seus grandes “archères” – fendas estreitas nas quais os arqueiros se posicionavam para lançar flechas.
No castelo de Najac, elas medem 6,8 m de altura e permitiam que até três arqueiros disparassem ao mesmo tempo, sendo consideradas por alguns as maiores do mundo.
Os visitantes também gostam de conhecer a passagem secreta que existe no interior dos muros do castelo, protegida por inúmeros portas, que leva da torre à capela.
Quem subir até o alto da construção também pode aproveitar a vista panorâmica do vale, que inclui a vila rodeada de florestas, um rio e a zona rural.

Fonte: http://g1.globo.com/turismo-e-viagem/noticia/2013/08/castelo-medieval-na-franca-tem-visita-masmorra-e-passagem-secreta.html 

















O Castelo de Najac, com a vila abaixo (Foto: Pascal Pavani/AFP)

 














A Vila de Najac, no sul da França; castelo fica ao fundo  (Foto: Pascal Pavani/AFP)

















O Castelo de Najac, localizado no alto de uma rocha (Foto: Pascal Pavani/AFP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário