segunda-feira, 7 de outubro de 2013

As Minas de Ouro e a formação das Capitanias do Sul - Nestor Goulart Reis

Via das Artes, São Paulo; 1ª edição, 2013
edição em português
capa dura
288 p
23 x 31 x 3 cm
2300 g
ilustrado
colorido
fotos
desenhos
ISBN 978-85-98614-22-9

sobre o livro

As Capitanias do Sul, nas partes correspondentes aos atuais estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina, durante muito tempo foram consideradas pobres, periféricas e isoladas. O livro procura mostrar como, na realidade, correspondiam a um vasto território, relacionado à mineração, com um sistema urbano que incluía metade dos núcleos do Brasil, em fins do século XVII. De fato, a história desse vasto território foi ofuscada pela das regiões economicamente dominantes.
Nestor Goulart Reis desvela uma nova história das Capitanias do Sul, com uma perspectiva tecida a partir de categorias analíticas que interpretam os modos de produção e reprodução social sob o prisma da vida cotidiana, através de evidências materiais. O desafio é, para além dos fragmentos, descortinar uma ampla paisagem cultural, oriunda de um tipo de mineração diferente daquele desenvolvido em Minas Gerais no século XVIII.
Trata-se de um estudo de cultura material, no qual são analisadas, através dos vestígios remanescentes, práticas sociais e culturais fruto de um ofício – a mineração de ouro - cujas dinâmicas por vezes estiveram à margem das políticas oficiais e, portanto, dos registros eternizados pela documentação régia. O autor nos mostra como essa paisagem cultural, no sentido pleno do termo, é território fruto do encontro de duas culturas e formação de uma terceira, num processo de contínua transformação.
Supera assim uma visão fragmentada da história da formação do Brasil e da história desse território, indo além dos limites dos atuais Estados envolvidos e passando por cima de regionalismos historiográficos, com vistas a analisar um processo macrorregional. Inaugura, dessa maneira, uma nova história das Capitanias do Sul na qual a mineração teve papel destacado, propiciando parâmetros teórico-metodológicos futuros para estudos afins, de outras paisagens culturais.

Ficha técnica
coordenação de pesquisa
Nestor Goulart Reis
coordenação executiva
Ana Maria Xavier
coordenação do acervo iconográfico
Angela C. Fernandes
pesquisa
Luciana Gennari, Mônica Silveira Brito e Priscila Busatto
fotografia
Ana Maria Xavier, Carlos Eduardo Magalhães, José Eduardo Merelim Vianna, Maria Helena Saburido Villar, Nestor Goulart Reis, Paulo Henrique Camargo Batista e Stepan Norair Chahinian
elaboração de perfis
Maria Helena Saburido Villar
tratamento de imagens
Angela Cristina Fernandes, Júlio Cláudio da Gama Bentes, Maria Helena Saburido Villar, Marina Magalhães, Paulo Henrique Camargo Batista, Pedro Emilio Guglielmo, Raquel Torrano Araruna e Vitor Machado Giberti
estagiários
Agnes Helena Chiuratto, Carolina Ribeiro Tapajoz, Hugo Chinaglia dos Santos, João Francisco Pasqua, Ligia Aquino de Azedo, Maria Isabel M. Ota, Marina Magalhães e Vitor Machado Giberti
apoio
Elisangela Takamura de Souza e Giovanna Nicoli Pereira Leal

sobre o autor

Nestor Goulart Reis
Graduação em Arquitetura e em Ciências Sociais pela USP, professor catedrático da USP. Atua principalmente nos seguintes temas: patrimônio, urbanização colonial e urbanização contemporânea, em especial no que se refere ao Brasil.

como citar

REIS, Nestor Goulart. As Minas de Ouro e a formação das Capitanias do Sul. Via das Artes, São Paulo; 1ª edição, 2013. 
 
Link do Portal Vitruvius com a resenha do livro:  http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/resenhasonline/12.142/4898

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário