sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Santos (SP) – Restauro da Cadeia Velha deve começar em 2014

As licitações para contratação das obras de restauro da Casa de Câmara e Cadeia, a Cadeia Velha de Santos, devem ocorrer até o final do ano. A perspectiva é de que os trabalhos de recuperação se iniciem nos primeiros meses de 2014. Os prazos foram informados pela Secretaria de Estado da Cultura.
A recuperação custará R$ 10 milhões e será paga apenas pelo Governo do Estado. Os prazos de conclusão dos reparos variam entre 15 e 18 meses, segundo o órgão estadual.
A Cadeia Velha terá, como novidades, elevador para melhorar a acessibilidade, cafeteria no térreo e um auditório multimídia.
A Prefeitura, embora tivesse apresentado a ideia de uso compartilhado ou de municipalização do imóvel, não pretende mais administrar o espaço, segundo esclarece o secretário municipal de Cultura, Raul Christiano. “Agora está decidido: é o Estado que vai reformar o local e administrá-lo”.

Cartão-postal
Localizado na Praça dos Andradas, o imóvel está abandonado há cerca de um ano e meio, e é o primeiro cartão-postal que o turista vê ao chegar de ônibus pela Rodoviária. O Diário do Litoral já tinha mostrado a degradação da antiga edificação, em reportagem publicada no dia 5 de abril do ano passado. Sem uma obra de reparo, a situação apenas piorou.
De longe, o abandono na Cadeia Velha é visto pela pintura, que apresenta deterioração em muitos pontos. Chegando perto, nota-se ferrugem em toda a rampa de acesso, bem como no seu corrimão.
Os balcões de ferro, nas janelas, estão corroídos. Há problemas, também, no embasamento em pedra do prédio. No telhado, se veem folhas nascendo entre as telhas.
Na fachada, ainda é possível notar uma caixa de energia elétrica totalmente aberta, expondo a fiação. Na lateral direita, um pedaço superior da estrutura desmoronou. O abandono também é visto pelas pichações, tanto na parte da frente, como na lateral direita.
Tombada nos três níveis – municipal pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos (Condepasa), estadual pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) e  federal pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) – , a Cadeia Velha passou por uma grande restauração no começo da década de 80, conforme informa a placa instalada em sua entrada. A placa, datada de 5 de fevereiro,  apresenta  o nome do então governador paulista, Paulo Maluf, e do então prefeito santista, Paulo Gomes Barbosa (pai do atual prefeito Paulo Alexandre Barbosa, PSDB)
Raul Christiano explica que mantém uma parceria com o Governo do Estado que possibilitou recuperar turmas da Oficina Cultural Pagu. Antes da deterioração do imóvel, 3.200 alunos participavam de vários cursos, como fotografia, teatro, cinema e outros. O número chegou a cair para 320 e a Prefeitura, então, passou a abrigar em seus espaços as turmas. “Hoje temos 1.200 alunos nos espaços da Prefeitura”, explica o secretário.
Além disso, a Oficina Cultural Pagu terá à disposição um imóvel, a partir do próximo dia 5, situado na Rua Espírito Santo, 17. Por Luigi Di Vaio

Fonte da Pesquisa: http://defender.org.br/2013/09/27/santos-sp-restauro-cadeia-velha-comecar-2014/ 















Imóvel tem problemas de infiltração, no telhado e na rampa de acesso. (Foto: Matheus Tagé/DL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário