quarta-feira, 18 de setembro de 2013

2º Festival de História (fHist) de Diamantina - MG

Sediada em Diamantina, a segunda edição do Festival de História já começou. Evento vai até domingo e conta com cobertura da RHBN.

Apostando em novas abordagens sobre “Histórias não contadas”, tema do 2º Festival de História (fHist), a organização do evento investiu na participação de várias nacionalidades. Inconfidência Mineira e a Operação Condor vão receber olhares estrangeiros. De 19 a 22 de setembro, em Diamantina, Minas Gerais, o público poderá conferir palestras e debates com pesquisadores e escritores, como o britânico Kenneth Maxwell, a argentina Beatriz Sarlo, o norte-americano John Dinges e o congolês Kabengele Munanga. Entre os brasileiros, estão outros grandes nomes, como Laura de Mello e Souza, João José Reis e Ronaldo Vainfas.
“Estamos estabelecendo uma bela ponte entre a História, a Cultura e o Patrimônio. Este é o propósito, por exemplo, das arenas digitais sobre resistência cultural, audiovisual e cultura de periferia, que ocorrerão no espaço do Mercado Velho, e das rodas de conversa na Biblioteca Antônio Torres sobre patrimônio imaterial – o Jongo e o Queijo do Serro”, conta Américo Antunes, coordenador do festival.
O historiador britânico Kenneth Maxwell, especialista em relações luso-brasileiras no século XVIII, vai inaugurar o evento ao lado do professor Bruno Carvalho, que atualmente trabalha na Universidade de Princeton (EUA). O antropólogo Kabengele Munanga, defensor de políticas afirmativas no país, irá apresentar seu ponto de vista sobre a identidade afro e o sistema de cotas nas universidades.
Já o jornalista norte-americano John Dinges, que foi correspondente do Washington Post na América Latina na década de 1970, e a crítica literária e cultural Beatriz Sarlo, autora de mais de dez livros, dentre eles Tempo passado (2005) e Modernidade periférica (1998), vão tratar da História como testemunho.
  
Fonte: http://www.revistadehistoria.com.br/secao/agenda/historias-nao-contadas



Nenhum comentário:

Postar um comentário