sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Semana do Patrimônio celebra aniversário de Rodrigo Melo Franco de Andrade

A semana de 12 a 18 de agosto será especial no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Para homenagear seu primeiro presidente, o Portal do IPHAN (www.iphan.gov.br) estará totalmente voltado para o advogado, escritor e jornalista Rodrigo Melo Franco de Andrade que em 17 de agosto completaria 115 anos de idade. Desde 1998, ano de seu centenário, a data é dedicada ao Dia do Patrimônio para celebrar as raízes, a rica diversidade da cultura brasileira e as belezas produzidas pelo homem e pela natureza.
A Semana do Patrimônio Cultural do IPHAN vai divulgar artigos, histórias, fotografias e outras informações sobre todo o trabalho que o grande defensor do patrimônio cultural brasileiro desenvolveu ao longo dos 30 anos que esteve á frente da instituição, criada em 1937 com o nome de Serviço Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o SPHAN.
Rodrigo Melo Franco de Andrade nasceu em 17 de agosto de 1898 em Belo Horizonte. Foi redator-chefe e diretor da Revista do Brasil. Iniciou a vida política como chefe de gabinete de Francisco Campos, atuando na equipe que integrou o Ministério da Educação e Saúde do governo Getúlio Vargas. Entre 1934 e 1945, período em que Gustavo Capanema era ministro da Educação, Rodrigo Melo Franco de Andrade integrou o grupo formado por intelectuais e artistas herdeiros dos ideais da Semana de 1922, quando se tornou o maior responsável pela consolidação jurídica do tema Patrimônio Cultural no Brasil, que resultou na criação do SPHAN. Rodrigo Melo Franco de Andrade presidiu o IPHAN até 1967. Ele faleceu na cidade do Rio de Janeiro, em 11 de maio de 1969.
O espírito incansável de Rodrigo Melo Franco de Andrade como defensor do patrimônio cultural continua presente no IPHAN que, nos dias de hoje, ainda possui uma importante e desafiadora missão: promover e coordenar o processo de preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro para fortalecer identidades, garantir o direito à memória e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do país. Em seu esforço para a preservação dos bens culturais, o IPHAN possui sobre sua tutela mais de 45 mil bens imóveis tombados, inseridos em 97 núcleos históricos protegidos. Registra, ainda, o tombamento de 910 edificações isoladas, equipamentos urbanos e de infraestrutura, um conjunto rural, 17 paisagens naturais, 16 ruínas, dez jardins e parques históricos, seis terreiros, seis sítios arqueológicos e um sítio paleontológico. Destacam-se, também, 417 mil objetos e bens integrados tombados individualmente e sete coleções e acervos arqueológicos.
Também estão sob a proteção do IPHAN 27 bens registrados como Patrimônio Cultural do Brasil, sendo seis celebrações, dez formas de expressão, nove saberes e dois lugares. O Brasil tem ainda vinte e dois bens culturais e naturais na Lista do Patrimônio Mundial (World Heritage), da Unesco. Com tanta riqueza cultural, há muito a comemorar. Para participar da Semana do Patrimônio Cultural do IPHAN, envie sua colaboração para comunicacao@iphan.gov.br.


Fonte: http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do?id=17794&sigla=Noticia&retorno=detalheNoticia



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário