sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Patrimônio arquitetônico e histórico passa por restauração em Sorocaba

Após ser destruída pelo fogo há um ano, a capela Nossa Senhora da Imaculada Conceição, construída em Sorocaba (SP), vai passar por reforma e revitalização para atrair moradores e visitantes ao espaço.
Segundo o restaurador Salvador de Cápua, a obra no bairro Inhaíba deve ser concluída no meio do ano que vem, para se tornar também um espaço de cultura e lazer.
“São vários profissionais atuando na área, como artistas plásticos especialistas em caixilharia sacra, artistas plásticos especializados em pinturas parietais, pesquisas e buscas nos originais de parede, pedreiros selecionados. É preciso muito cuidado”, explica Salvador.
Antes de dar inicio as atividades, foi preciso um ano de estudo, recuperação de documentos, fotos e ouvir os relatos da comunidade. Além disso, diversas peças usadas na obra vieram de fora do país, exemplares idênticos que seguem as normas de restauro.
O local é considerado um dos únicos exemplares no estilo neoclássico, sendo projetado pelo arquiteto paulista Ramos de Azevedo. Além de receber os moradores, a capela também era visitada por Santos Dumont, que segundo os historiadores, passava as férias na região.
Há um ano, o Ministério Público conseguiu uma liminar na justiça que obriga a empresa, dona da área, a fazer a limpeza e manutenção do local. A obra também será custeada por ela e ficará em torno de R$ 500 mil.
Além da reforma, o projeto também prevê adaptações na estrutura externa para permitir que outras atividades sejam desenvolvidas. Para o consultor Israel Batista Gabriel, o entorno deve resgatar costumes antigos do local. “A estrutura vai permitir recuperar um ponto turístico. A ideia da revitalização é deixar a capela do jeito que era antes”, afirma ele.

Fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2013/08/patrimonio-arquitetonico-e-historico-passa-por-restauracao-em-sorocaba.html 
















Obra no bairro Inhaíba deve ser concluída no meio
do ano que vem (Foto: Reprodução TV TEM)


















Área onde fica a Capela de Inhaíba foi destruída por incêndio em 2012 (Foto: Emerson Ferraz/PMS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário