segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Noronha recebe verba para recuperação do patrimônio histórico

Esta semana a presidente Dilma Rousseff liberou mais de cem milhões para recuperação de patrimônio histórico em Pernambuco. Fernando de Noronha não foi esquecida, a ilha receberá 30,8 milhões de reais para implantação de quatro projetos: Restauração do Forte Nossa Senhora dos Remédios, Requalificação da Vila dos Remédios, Forte de Santo Antônio e o Forte São Pedro do Boldró. “Essa é uma liberação muito importante, a preservação da cultura num local turístico como Noronha” avaliou o administrador da ilha Romeu Baptista.
O administrador disse também que foi decisiva a parceria firmada com a Superintendência Estadual do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional- IPHAN. A deputada federal Luciana Santos ajudou para liberação da verba. A partir da liberação desses recursos, o governo agora toca os processos burocráticos para repasse do dinheiro, elaboração de termos de referência e licitações. “A minha expectativa é iniciar, ao menos parte das obras ainda este ano”, previu o diretor de infraestrutura do Distrito, Gustavo Araújo.
Segundo o diretor, todo trabalho deve estar concluído até 2015. No caso da requalificação da Vila dos Remédios, por exemplo, será realizado um trabalho para que a fiação elétrica não seja mais aparente e deve ser feita também a recuperação do calçamento histórico. Os fortes do Boldró e Santo Antônio não serão reconstruídos, mas terão as ruínas consolidadas. Já o Forte dos Remédios vai ser recuperado. “Estamos avaliando qual o uso das edificações depois da recuperação, o que também é muito importante”, afirmou Gustavo.A notícia da libração dos recursos está sendo comemorada pela pesquisadora Marieta Borges, responsável pelo trabalho de resgate histórico de Fernando de Noronha há quase quatro décadas.  “Saber que haverá a recuperação de edificações como o Forte Nossa Senhora dos Remédios, do século 18, é maravilhoso. A  consolidação das ruínas como o Fortim do Boldró também é ótimo. É muito bom saber que as pessoas vão poder apreciar o entardecer num local com tanta história”, comemorou a pesquisadora.

Fonte: http://g1.globo.com/platb/pe-viver-noronha/2013/08/22/noronha-recebe-verba-para-recuperacao-do-patrimonio-historico/ 















Ruínas do Forte de Santo Antônio (Foto: Antonio Melcop / Acervo ADFN)















O Forte dos Remédios será recuperado (Foto: Antonio Melcop / Acervo ADFN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário