quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Do túnel do tempo

Durante restauração de estátua em Curitiba, equipe encontra garrafa com manuscrito assinado pelo escultor, em 1932. Carta indica a existência de outra mensagem encapsulada, ainda desconhecida.

Gabriela Nogueira Cunha
 
O mártir da Inconfidência Mineira, uma águia que faz companhia ao autor da Constituição Brasileira de 1891 e uma onça. Achar semelhanças entre esses três personagens pode parecer coisa de maluco, mas é tarefa mais simples. Tratam-se de esculturas em bronze do paranaense João Turin (1878-1949), que hoje integram um amplo projeto de restauração, iniciado há cerca de dois anos pela Fundação Cultural de Curitiba. Em julho passado, uma surpresa. Durante a retirada da estátua de Tiradentes de seu local de origem, a equipe econtrou uma garrafa contendo um manuscrito assinado pelo próprio escultor.  
O documento revelou a existência de uma nova cápsula do tempo. A mensagem, preservada dentro do artefato aberto em 1º de agosto, data de 25 de janeiro de 1932 e relata uma suposta mudança na posição do monumento de Tiradentes, assim como a existência de outra garrafa, ainda mais antiga. O objeto guardava, ainda, uma edição do jornal O Dia, uma série de assinaturas e moedas de cobre e níquel.
"Aos 25 dias do mês de janeiro de 1932, nesta cidade Coritiba, sendo interventor interino o Dr. João Pernetta, Prefeito Municipal Cel. Joaquim Pereira de Macedo, na Praça Tiradentes procedeu-se a remoção deste monumento da posição primitiva para a atual, que dista daquela cerca de 35 metros na direção Oeste, tendo sido encontrada uma garrafa contendo uma acta impressa com diversas assinaturas autógrafos, a primeira página do jornal ‘O Dia’ de 21 de abril de 1927 e algumas moedas de níquel e cobre. A garrafa referida foi colocada na última camada de alvenaria-bruta e debaixo do pedestal", relata.
De acordo com o diretor de patrimônio da Fundação, Mauro Tietz, os procedimentos necessários à preservação do documento ainda estão sendo estudados. “Tudo será feito com muita calma e com o cuidado que o procedimento exige. É um documento com importância histórica, pois contém a assinatura do João Turin e de outras pessoas, portanto, deve passar por um restauro e ser guardado com o devido cuidado”, explica.
 
Outras estátuas
Com bolsa de estudos cedida pelo Governo do Paraná, em 1905, que lhe possibilitou o ingresso na Real Academia de Belas Artes de Bruxelas, Turin viveu parte de sua formação artística na Europa. Morou em Paris durante dez anos, onde se consagrou no Salom des Artistes Français, com a obraExílio (1912). Segundo o historiador da arte José Roberto Teixeira Leite, o artista deixou em seu estúdio da Rue Vercingentorix, um sem número de obras, pois sua intenção, nunca concretizada, era retornar a capital francesa. Ele voltou ao Brasil em 1922. “Integrado ao discreto ambiente artístico-cultural da capital paranaense, João Turin produziu grande número de monumentos, estátuas, bustos, relevos e, inclusive, pinturas, cerâmicas e ilustrações, destacando-se os monumentos dedicados a Rui Barbosa e Tiradentes, em Curitiba.”
A águia que adorna o monumento em homenagem a Rui Barbosa, de 1936, na Praça Santos Andrade, bem como a onça em tamanho real da escultura Luar do Sertão (1947), que pertence à Praça General Osório, no centro cívico de Curitiba, devem voltar aos seus devidos lugares ainda este mês. Elas passaram por um processo de revitalização que inclui pátina de proteção e elaboração de moldes, permitindo que sejam multiplicadas dentro das normas de mercado que preveem um limite de 12 reproduções de cada trabalho, sem que deixem de ser consideradas obras originais.

Segue texto no link: http://www.revistadehistoria.com.br/secao/reportagem/de-ponta-a-ponta

















Retirada da estátua em homenagem a Tiradentes, de João Turin (Foto: Fundação Cultural de Curitiba)





















Garrafa encontrada embaixo de monumento na Praça Tiradentes, em Curitiba, revela manuscrito assinado por Turin 















Onça que pertence ao monumento 'Luar do Sertão' é restaurada no Ateliê João Turin

Nenhum comentário:

Postar um comentário