segunda-feira, 3 de junho de 2013

3º Seminário ibero-americano Arquitetura e Documentação

Apresentação

A pesquisa na área da História da Arquitetura e do Urbanismo na América Latina tem passado por mudanças significativas nos últimos anos, refazendo-se versões tradicionais da historiografia dominante. A intensa revisão a que tem se submetido o passado da arquitetura e a significativa ampliação vivida pelo campo da preservação do patrimônio a partir dos anos 1980 fez com que a disciplina da História da Arquitetura voltasse a ser colocada na ordem do dia. Os últimos trinta anos assistiram a uma tremenda efervescência no campo da História da Arquitetura em nosso continente, com grande vitalidade editorial e com a multiplicação de programas de mestrado e doutorado e de eventos na área.
Dando sequência à discussão dessa temática, realizou-se em 2011 a segunda edição do evento, desta vez com abrangência ibero-americana, que   repetiu o sucesso da primeira, e reuniu mais de 250 pesquisadores de diversos países da região, sendo lançado ali o livro Arquitetura e Documentação, que reunia as conferências do primeiro evento. 
Trata-se de realizar agora a terceira edição do “Seminário Ibero-americano Arquitetura e Documentação”, em novembro de 2013, que pretende reunir aproximadamente 300 profissionais e pesquisadores de toda região ibero-americana, firmando a periodicidade bianual do evento. Nesse evento, vai ser apresentado também o portal da Rede Latino-americana de Arquivos de Arquitetura e Urbanismo (RELARQ), construído através de patrocínio do CNPq e da FAPEMIG, bem como das diversas ferramentas para trabalho colaborativo que vêm sendo construídas pelo grupo.
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário