quarta-feira, 8 de maio de 2013

Santa Cruz do Sul (RS) – Regina Simonis terá plano para restauração

Equipe técnica trabalha na finalização dos projetos complementares que devem ser apresentados à sociedade em junho
 

Planejado para ocorrer entre o final de março e o início de abril, o lançamento oficial da proposta de reestruturação da Casa das Artes Regina Simonis deve acontecer no próximo mês. O motivo da extensão no prazo se deu em função da complexidade do projeto e do reforço no planejamento de medidas de segurança, principalmente voltadas à prevenção contra incêndio.
Segundo o arquiteto responsável pelo projeto de restauração e readequação da Casa das Artes, Ronaldo Wink, entre as providências está a adequação de um reservatório superior de água. “Ele deve servir para suprir a necessidade de instalação de hidrantes internos”, explica. “Esse era um dos pontos que não estavam previstos anteriormente.” A pesquisa de materiais não inflamáveis para serem usados no revestimento do prédio também está no plano. “Estamos preocupados em atender fielmente à legislação contra incêndios e garantir a máxima segurança a todos”, salienta Wink.
No momento, a equipe técnica está finalizando os projetos complementares, como de rede elétrica e hidráulica, e iniciando o estudo de orçamento para a obra. “Depois, será necessária a aprovação do Corpo de Bombeiros, do Iphae e da Prefeitura.” O projeto completo foi dividido em duas etapas. A primeira é formada pela pesquisa histórica, levantamento cadastral, formulação do estudo arquitetônico e readequação de uso e ajustes complementares.
Com a definição do percurso de restauração e readequação do prédio histórico, cedido em comodato pelo Estado à Associação Pró-Cultura de Santa Cruz, começa a segunda fase, que vai apontar a empresa captadora de recursos e a forma como essas verbas serão obtidas. “Esperamos uma grande movimentação de empresas patrocinadoras, até porque atuaremos através de leis estaduais de incentivo à cultura e da Lei Rouanet, em âmbito federal, o que oferece aos apoiadores do projeto o abatimento de impostos.”
Os eventos programados para o lançamento oficial da proposta de reestruturação já estão sendo planejados. O primeiro será destinado apenas à imprensa e apoiadores e, posteriormente, o projeto será apresentado para à comunidade. A exemplo da Casa das Artes, os prédios do antigo Fórum, da Estação Férrea e da Prefeitura também são tombados pelo Iphae e precisam de aprovação do órgão para qualquer modificação.
Saiba mais
O prédio da Casa das Artes Regina Simonis, localizado no Centro de Santa Cruz do Sul, foi concluído em 1922. O projeto de restauração e readequação da estrutura prevê sala de exposições no térreo, cafeteria, auditório, salas para o acervo Regina Simonis e demais dependências administrativas e de apoio. O projeto arquitetônico tem o apoio da empresa JTI. Por Luísa Ziemann

Fonte: http://www.gaz.com.br/noticia/404933-regina_simonis_tera_plano_para_restauracao.html
















Imagem: RS Virtualhttp://www.riogrande.com.br/municipios/santacruzdosul/turismo_procultura.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário