quinta-feira, 16 de maio de 2013

Restauro da igreja desafia a comunidade de Passo do Sobrado (RS)

Com estilo neogótico e traços semelhantes aos de outros templos da região, a Igreja Nossa Senhora do Rosário, de Passo do Sobrado, sofre em silêncio. Erguida na década de 1930 e nunca antes reformada, sua estrutura apresenta problemas principalmente com cupins e infiltrações. Levando em conta que as falhas atingem tanto a parte interna quanto externa do prédio, a comunidade trabalha para obter o restauro da igreja. O presidente da comissão que trata  do assunto, Paulo Abrahão, explica que está em fase de estudo a melhor forma de arrecadar recursos para a obra, orçada em R$ 500 mil a R$ 700 mil. A tendência é que 15 terrenos pertencentes à paróquia sejam comercializados para conseguir a verba.
Há quatro anos, o técnico em restauração e proprietário da Bonança Construções e Restaurações, Dirceu Schirmer, efetuou um levantamento completo do local. De lá para cá, a situação só se agravou. Explica que o público que frequenta a igreja não corre risco imediato, mas acrescenta que parte da estrutura do telhado, sobre o altar-mor, apresenta risco iminente de ruptura. O forro de estuque, localizado em parte do teto do altar, possui foco de cupins, mas não está totalmente comprometido. Nas telhas, não há uniformidade: pelo menos quatro tipos diferentes compõem o telhado, o que favorece as infiltrações.
As calhas do templo parecem peneiras: enferrujadas e cheias de buracos, deixando vazar a água da chuva para as paredes. Do lado Norte da igreja, o nível do pátio está acima ao da igreja. Quando chove, então, a água da chuva e do lençol freático vão parar nas paredes do templo por capilaridade, também conhecido como efeito esponja devido à absorção. “A água da chuva infiltra tanto pela base, de baixo para cima, quanto de cima para baixo, através do telhado”, explica Schirmer. A umidade presente no prédio deteriora o reboco interno e externo da estrutura.

Fonte: http://defender.org.br/2013/05/15/restauro-da-igreja-desafia-a-comunidade-de-passo-do-sobrado-rs/ 















Parte do teto sobre o altar-mor (fundo), onde padre Lunardi reza a missa, apresenta risco de ruptura. Foto: Rodrigo Assmann


Nenhum comentário:

Postar um comentário