terça-feira, 14 de maio de 2013

Prefeitura, Governo e Iphan fazem acordo para reabrir Forte São Marcelo

A Prefeitura de Salvador através da secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Cultura (Sedes) selou um acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Governo do Estado para reabertura do Forte São Marcelo, localizado na Baía de Todos-os-Santos. A reunião aconteceu na sexta-feira (10). De acordo com informações da Sedes, o acordo prevê a reabertura do equipamento cultural no próximo verão.  Ainda não há data definida para abertura do espaço. O local está fechado desde março de 2011.
Em fevereiro de 2013, um grupo de pessoas fez um protesto contra o fechamento do Forte São Marcelo. Os manifestantes pediam que a fortaleza militar, que está fechada há dois anos, fosse reaberta e voltasse a fazer parte do roteiro cultural da capital baiana.
O protesto foi uma iniciativa da Organização Não Governamental Museu Vivo e foi feito de forma bem humorada. Atores representando personagens históricos da época do descobrimento do Brasil fizeram uma dramatização no local. Além da cena de teatro, os manifestantes cantaram e comeram um bolo para lembrar o fechamento da fortaleza.
Responsável pela proteção do equipamento, o Iphan informou em nota que o monumento foi fechado  com o objetivo de proteger o local, já que o contrato com a associação que era responsável pela manutenção do monumento havia sido rescindido.
O Forte foi construído no século XVII, na entrada do Porto da cidade de Salvador para proteger a capital baiana. O Forte São Marcelo é um dos pontos turísticos mais famosos da Bahia.

Fonte: http://g1.globo.com/bahia/noticia/2013/05/prefeitura-governo-e-iphan-fazem-acordo-para-reabir-o-forte-sao-marcelo.html 

















Forte está fechado desde março de 2011. Acordo prevê reabertura no próximo verão (Foto: Egi Santana/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário