quinta-feira, 2 de maio de 2013

Moradores reclamam de abandono de estação ferroviária de Valença, RJ

Os moradores do distrito de Barão de Juparanã, em Valença (RJ), reclamam do abandono da estação ferroviária conhecida como "Estação de Desengano". O prédio foi inaugurado em 1865 e era sinônimo de progresso, mas está abandonado e sujeito a ações do tempo e a atos de vandalismo.
Parte do telhado já desabou, um dos relógios da torre sumiu e o outro está com defeito. Janelas quebradas, reboco caindo e plantas crescendo em partes da construção também são comuns. "A estação nunca passou por reforma, está em estado deplorável", disse a moradora do distrito, Lucimar Maria da Cruz Fernandes. "O prédio está sendo esquecido e isso não pode acontecer, afinal faz parte da história".
A funcionária pública Fernanda Felício Ferreira acredita que a construção poderia atrair turistas, mas eles ficam desanimados com a degradação do local. "É triste, porque muita gente passa aqui para fotografar, para admirar. O prédio está caindo e a gente está perdendo patrimônio histórico", reclamou Fernanda.
Para garantir melhorias na estação, moradores criaram o movimento SOS Juparanã. Lucimar Fernandes, que faz parte da associação, diz que se preocupa também com a forma com que a construção é utilizada. "Há dois anos o prédio foi usado pelo Correios, mas rapidamente o local foi desativado por causa do seu estado. Já encontramos camisinha, drogas e coisas do tipo no local", afirmou ela.
Em nota, o secretário de Cultura e Turismo de Valença, João Mendonça Everton, informou que foi feita uma parceria com o estado para recuperar o patrimônio histórico. Ele garantiu também que a obra de revitalização da estação de Barão de Juparanã deve começar no segundo semestre de 2013.

Fonte: http://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/noticia/2013/05/moradores-reclamam-de-abandono-de-estacao-ferroviaria-de-valenca-rj.html 

















Estação ferroviária de Barão de Juparanã, em Valença (Foto: Lucimar Maria da Cruz Ferreira/SOS Juparanã)

Nenhum comentário:

Postar um comentário