sexta-feira, 17 de maio de 2013

Maria Fumaça é incendiada e dois vagões ficam destruídos em MG

A Maria Fumaça - locomotiva a vapor - de Pouso Alegre (MG) pegou fogo nesta quarta-feira (15) no Centro da cidade. Segundo o Corpo de Bombeiros,o vagão-restaurante ficou totalmente destruído e o outro ficou parcialmente queimado. Parte da estação também foi atingida pelas chamas.
De acordo com os bombeiros, foram necessários dois caminhões de água para controlar as chamas. O matagal que fica ao lado da estação da Maria Fumaça não foi atingido.  Na manhã desta quinta-feira (16) foi feito mais um rescaldo nos vagões da locomotiva.
Segundo a Polícia Civil, a perícia criminal será feita também nesta quinta-feira, no local do incêndio.O laudo deverá ficar pronto em 10 dias. Ainda não há informações ou suspeitas sobre como o incêndio teve início.
Em nota oficial a Prefeitura de Pouso Alegre informou que se preocupa com a possibilidade do incêndio ter sido criminoso. "A Prefeitura de Pouso Alegre e a Secretaria de Cultura e Turismo estão consternadas com o ocorrido. Manifestam preocupação com a possibilidade de o incêndio ter sido criminoso e repudiam todo e qualquer ato de depredação do patrimônio público, em especial daqueles que têm inestimável valor histórico, como é o caso da ‘Maria Fumaça’, tombada como patrimônio histórico do município".

Revitalização turística
O projeto de revitalização da Estação Turística de Pouso Alegre começou em 1986. O processo que leva anos recuperou quase 10 km de linha férrea. A ideia da cidade era preservar a história e a cultura da estação ferroviária.
Segundo a nota oficial da prefeitura, em 2010 a administração concluiu o projeto para revitalização da locomotiva. A proposta foi aprovada pelo Fundo Estadual de Cultura em 2011. Ao todo, R$ 110 mil foram reservados para a revitalização.
"Para executar o projeto, no entanto, a Prefeitura ainda precisava da autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), através de um termo de cessão de uso. A Maria Fumaça integra a extinta Rede Ferroviária Nacional S.A., que estava passando por um processo de inventário realizado pelo órgão. O termo de cessão de uso foi concedido ao município na última terça-feira (14), após o encerramento do processo de inventário", disseram em nota.

Ainda segundo a prefeitura, por conta do incêndio, a Secretaria de Cultura e Turismo terá que elaborar um novo projeto de revitalização que contemple também a recuperação dos danos causados. Os estudos terão início após a conclusão da perícia policial.

Fonte: http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2013/05/maria-fumaca-e-incendiada-e-dois-vagoes-ficam-destruidos-em-mg.html 

















Locomotiva a vapor é incendiada em estação de Pouso Alegre (Foto: Fernando Lima)

















Incêndio destruiu dois vagões de Maria Fumaça em Pouso Alegre (Foto: Fernando Lima)

















Bombeiro apaga chamas que atingiram dois vagões de locomotiva em Pouso Alegre (Foto: Fernando Lima)

Nenhum comentário:

Postar um comentário