domingo, 12 de maio de 2013

IPHAN-BA reabre Casa dos Sete Candeeiros onde funcionará acervo do patrimônio

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na Bahia (IPHAN-BA) inaugura na próxima quarta-feira, dia 15 de maio, a Casa do Patrimônio, que funcionará na Casa dos Sete Candeeiros, no Centro Histórico de Salvador. O edifício de grande valor arquitetônico, construído no século XVII, estava fechado e passou por reforma nos últimos dois anos, no valor de R$1,5 milhão. O local foi a primeira sede do IPHAN na Bahia.
Após intervenções, a Casa dos Sete Candeeiros ganhou uma sala de projeção com um auditório para cem lugares, o Núcleo de Bens Móveis e Integrados e o Laboratório de Restauração, todos climatizados e com elementos de acessibilidade. A cerimônia de inauguração será às 15h30 com a presença da presidenta do IPHAN, Jurema Machado que cumpre agenda de três dias na capital baiana, do superintendente do IPHAN-BA, Carlos Amorim, e autoridades estaduais e municipais. Na ocasião ocorrerá também o lançamento do livro Guia Lírico de Rio de Contas, de Ester Trindade (ed.Oiti – 144 páginas), uma homenagem à memória do Rio de Contas e da Chapada Diamantina.
A Casa dos Sete Candeeiros foi tombada pelo IPHAN em 1938 e sua denominação deve-se aos sete lampiões de azeite que nela se penduravam por ocasião da estadia da corte de D. João VI, como forma de iluminar melhor o ambiente. A casa nobre tem forte caráter defensivo, com robustez nas paredes e raras aberturas no pavimento térreo.

Fonte: http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do?id=17389&sigla=Noticia&retorno=detalheNoticia



Nenhum comentário:

Postar um comentário