quinta-feira, 16 de maio de 2013

Fiscais flagram demolição de prédio histórico de São José dos Campos

Um prédio que faz parte do complexo da Tecelagem Paraíba e que é tombado pelo patrimônio histórico de São José dos campos, estava passando por obras sem autorização da prefeitura. A antiga usina de leite foi projetada pelo arquiteto Rino Levi, em 1963, o mesmo profissional que planejou a casa de Olivo Gomes, que fica dentro do Parque da Cidade, na zona norte da cidade.
Nesta terça-feira (14), conselheiros do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural (Comphac), fizeram uma inspeção no local. Eles dizem que encontraram operários demolindo paredes internas da construção. Montanhas de entulhos estão dentro do prédio. “E chegamos aqui ele estava sendo marretado, tirando toda a parte interna do prédio, mexendo na sua estrutura interna”, contou Rosana Tavares, diretora de patrimônio histórico da prefeitura.
A usina é um dos prédios que representam a arquitetura moderna da cidade e marcam o início da era industrial no município. “Foi uma surpresa e ao mesmo tempo uma tristeza para nós. Como conselho, nosso dever é aconselhar os arquitetos e proprietários para que eles preservem o patrimônio. Esse edifício é um bem preservado pelo município”, disse Dilene Zaparoli, conselheira do Comphac.
O prédio foi tombado como patrimônio histórico em 2004. Qualquer alteração precisa ser aprovada pelo conselho municipal do patrimônio histórico. O proprietário chegou a fazer um pedido de reforma 20 dias atrás, mas ele ainda estava sendo analisado.
O proprietário será multado pela prefeitura e investigado por crime contra o patrimônio. “Tem indícios que tem resíduos no interior da estrutura. Com certeza vai ser solicitada uma perícia para confirmar se esse resíduo foi proveniente dessa intervenção de hoje ou anterior”, garantiu o tenente Marcos Bonzanini, da Polícia Ambiental.

Outro lado
Por telefone, o dono do prédio informou que pretende transformar o local em um restaurante e em um espaço para convenções e, para isso, espera a aprovação do projeto encaminhado para a prefeitura. Ele afirmou que a ideia é usar melhor o espaço e impedir o acesso de usuários de drogas. Disse ainda que pediu apenas para que os operários fizessem um alambrado e uma limpeza no terreno, incluindo calhas e bueiros, mas que não sabia da demolição de paredes internas.

Fonte: http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2013/05/fiscais-flagram-demolicao-de-predio-historico-de-sao-jose-dos-campos.html 
















Entulho encontrado dentro da área da usina, em
São José. (Foto: Reprodução/TV Vanguarda)

Nenhum comentário:

Postar um comentário