sábado, 25 de maio de 2013

Centro Cultural Indígena será inaugurado em Porto Velho

O Centro Cultural Indígena construído no entorno da Capela de Santo Antônio, como parte do pacote de compensação da Santo Antônio Energia (SAE), será inaugurado em uma semana, em Porto Velho. São cinco prédios para exposições e apresentações culturais.
A Capela de Santo Antônio continua como um dos marcos da criação de Porto Velho. Prestes a completar 100 anos de construção a capela ganhou reformas no piso, pintura nova, central de ar-condicionado, calçadas com acessibilidade, lixeiras e estacionamento. Entretanto, um dos principais pontos turísticos da capital também terá outros cinco prédios que foram construídos para abrigar o Centro Cultural Indígena.
O centro poderá ser utilizado para exposições e apresentações culturais. Um dos prédios foi adaptado para se tornar uma biblioteca. O projeto de construção da obra foi acompanhado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Acessibilidade para cadeirantes, banheiros e lanchonete também fazem parte da obra. Tudo adaptado ao clima amazônico. Uma das principais atrações do local é um estrutura em formato de oca, construção indígena, projetada pelo mesmo arquiteto responsável pelo cenário do filme 'Xingu'. Uma homenagem aos povos que cederam espaço para a construção da ferrovia Madeira-Mamoré.
O coordenador de sustentabilidade da SAE Alexandre Queiroz disse que o sistema de ventilação das estruturas do centro é referência no estado e que tudo foi planejado pensando na história e nas características da região.
Há mais de 20 anos trabalhando na preservação do local, o presidente da Associação do Entorno da Capela de Santo Antônio Antônio Moisés Cavalcanti, diz que aprovou a construção.  "Eu espero que as pessoas venham para o centro para conhecer e preservar e que elas cuidem do local", diz Cavalcanti.

Fonte: http://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2013/05/centro-cultural-indigena-sera-inaugurado-em-porto-velho.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário