sexta-feira, 3 de maio de 2013

Cachoeira do Sul (RS) – Exército vai escorar o Paço Municipal

Depois de quatro meses de estudos técnicos comandados por uma equipe de voluntários, deve iniciar na semana que vem o escoramento do Paço Municipal, prédio inaugurado em 1865 e que há cerca de oito anos está interditado por apresentar riscos de desabamento. A colocação de madeiras para evitar que o prédio venha abaixo será feita com mão de obra do 3º Batalhão de Engenharia de Combate e material patrocinado pela Prefeitura. O serviço será o primeiro passo do projeto de restauração do imóvel, onde até 2005 funcionavam setores do Executivo municipal.
O convênio entre a Prefeitura e o Exército Brasileiro foi assinado na manhã de ontem, com cerimônia na frente do Paço Municipal. Após a solenidade de breves discursos, prestigiada por cerca de 50 expectadores (na maioria funcionários do Executivo), o público visitou o Paço Municipal e conferiu seu estado de precariedade. No imóvel de dois pavimentos foram vistos telhado parcialmente caído, buracos no assoalho, paredes rachadas, janelas sem vidros e portas tomadas de cupim.

FRASES
O que disseram na solenidade de ontem
“O desafio está começando e o comprometimento é de todos nós”. Neiron Viegas, prefeito municipal
“Que este projeto seja tão vitorioso quanto o da recuperação da Ponte de Pedra”. Ronaldo Brancalione, comandante do 3º Batalhão de Engenharia de Combate

Por dentro da recuperação do Paço Municipal
Telhado – Após o escoramento, o Movimento pela Restauração do Paço Municipal pretende trocar o telhado do imóvel. As cerca de 6 mil telhas de barro, idênticas as que cobrem o prédio hoje, serão encomendadas na olaria que vencer uma concorrência pública (ainda não aberta). Novamente a mão de obra será do Batalhão e o material (ainda sem orçamento estimado) pago pela Prefeitura. Além da substituição das telhas – o que evitará a infiltração de água da chuva, que danifica o imóvel – estão previstos a limpeza das calhas. “Impedir mais prejuízos à estrutura do Paço é a nossa prioridade no momento”, destacou a coordenadora do grupo de voluntários, arquiteta Elizabeth Thomsen.
Restauração – A restauração do prédio é a segunda fase do trabalho do grupo de preservação do Paço Municipal. Um projeto técnico será desenvolvido pelos voluntários. A proposta inicial é de não pedir patrocínio aos governos estadual ou municipal para a obra. “Queremos unir a comunidade, a Prefeitura e empresas de Cachoeira e de fora dela nesta iniciativa”, antecipa outro integrante do grupo, o arquiteto Osni Schroeder. O orçamento da obra será feito com base no projeto técnico, mas estima-se que a restauração custará em torno de R$ 2 milhões.
Gabinete novo – Confiante que a restauração do Paço Municipal será concluída ainda em seu governo – que encerra em dezembro de 2016 – o prefeito Neiron Viegas já escolheu onde ficará seu novo gabinete. Ele optou por uma sala no segundo pavimento do imóvel, que tem duas sacadas com vista para a Catedral Nossa Senhora da Conceição e para o Château d’Eau. Parceiro do projeto, o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural (Compahc) também definiu onde quer sua sala no Paço Municipal. Os conselheiros optaram por uma peça no térreo com janelas para a Rua 15 de Novembro, de onde também enxergarão a igreja e o ponto turístico.
Apoio da UFSM – A convite do grupo que lidera a restauração do Paço Municipal, o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) será parceiro na elaboração do projeto técnico de restauro. A coordenadora do curso, Siomara Müller, e o diretor do departamento de Arquitetura da universidade, Caryl Lopes, serão os representantes da UFSM. Eles participaram ontem da visita ao Paço Municipal.
Ponte de Pedra – O grupo de voluntários do restauro do Paço é o mesmo que em 2011 recuperou, com ajuda do Batalhão, a Ponte de Pedra, ponto turístico de Cachoeira do Sul localizado na comunidade rural de Forqueta. Por Patrícia Loss


Fonte da Pesquisa: http://defender.org.br/2013/05/03/cachoeira-do-sul-rs-exercito-vai-escorar-o-paco-municipal/ 





















Assinatura do convênio entre Prefeitura e Exército.





















Prefeito Neiron com o modelo da telha que será comprada para cobrir o Paço.





















Siomara Müller conferindo detalhes do prédio que será restaurado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário