domingo, 19 de maio de 2013

Antigo prédio da Câmara Municipal de Porto Velho deverá abrigar museu

A antiga sede da Câmara Municipal de Porto Velho, localizada na Rua José Bonifácio, no centro da cidade, deverá ter a estrutura restaurada para abrigar o Museu da Oralidade, onde relatos de figuras políticas que contribuíram historicamente para a formação do município deverão fazer parte do acervo. O início da obra depende da sanção do Projeto de Lei (PL) que transfere a propriedade, pertencente a prefeitura, para a câmara.
De acordo com o presidente da câmara municipal, vereador Alan Queiroz (PSDB), autor do PL que autoriza a prefeitura a doar a propriedade para o legislativo, cerca de R$ 800 mil de recurso próprio deverão ser empenhados na obra e o projeto de restauração já foi elaborado com a participação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
“Estamos querendo fazer [a restauração], mas é preciso que a prefeitura dê condição para isto”, explica o vereador, que diz já ter recebido um sinal positivo por parte do prefeito Mauro Nazif, dependendo apenas do parecer da Procuradoria Geral do Município (PGM).
Alan explica ainda que o parecer da PGM é com relação aos tramites burocráticos do prédio, que havia sido doado a Fundação Cultural do município – antiga Iaripuna e atual FunCultural. O procurador geral do município Carlos Dobbis, afirma que o processo de doação está sob análise da PGM e que o resultado deverá sair na segunda-feira (20).
A antiga administração chegou a anunciar a transformação do espaço em uma Divisão Multicultural, com espaços artísticos para teatro, artes plásticas e audiovisual. Entretanto, o projeto não saiu do papel.
A atual presidente da FunCultural, Jória Lima, se manifestou a favor da doação do prédio à câmara, “tendo em vista que a câmara já possui projeto e recurso para isto”, justificou a  presidente, salientando a importância da recuperação histórica e cultural do município.
Abandonado e tomado por matagal e lixo, o prédio serve de abrigo para moradores de rua. Na última semana o Ministério Público de Rondônia ajuizou uma ação civil pública para que a prefeitura promovesse a restauração integral do local no prazo máximo de seis meses.
Para Alan Queiroz, a ação não deve atrapalhar o andamento do processo de doação para a câmara. Segundo o vereador, a estimativa é de que a obra seja concluída entre seis e oito meses a partir da expedição da Ordem de Serviço.

Fonte: http://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2013/05/antigo-predio-da-camara-municipal-de-porto-velho-devera-abrigar-museu.html 

















Antigo prédio da Câmara está tomado por mato e entulhos (Foto: Vanessa Vasconcelos/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário