segunda-feira, 20 de maio de 2013

A nova moda do imperador

Sobrado construído a mando de D. Pedro I para abrigar sua amante, a Marquesa de Santos, em 1826, pode ser transformado em Museu da Moda. A notícia vem gerando críticas por parte de historiadores

Gabriela Nogueira Cunha

“O soberano a cobria de presentes e uma casa, perto da Quinta de São Cristóvão, estava sendo construída para que ficassem mais próximos (...) D. Pedro não hesitava em confessar que seguia a ‘opinião de sua amásia’, a quem, segundo o imperador, não faltava bom-senso.” Retirado do romance de Mary Del Priore, A Carne e o Sangue – livro que narra as peripécias amorosas de D. Pedro I e sua amante Domitila de Castro Canto e Melo - o trecho fala sobre a construção do Solar da Marquesa de Santos, em 1826. Naquela época, o que acontecia entre as quatro paredes do atual Museu do Primeiro Reinado já dava o que falar. Hoje, a polêmica em torno da casa é um pouco diferente: um projeto da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro pretende transformá-lo em Museu da Moda, fato que vem despertando a preocupação de historiadores
A notícia da transformação foi publicada no site oficial do Governo do Estado, no último mês de março. A nota promete a consolidação da economia criativa na Zona Norte, movimentando a indústria têxtil em São Cristóvão, assim como a revitalização do bairro imperial. Depois de uma manifestação por parte do professor José Murilo de Carvalho, da UFRJ, foi a vez de Nireu Cavalcanti, uma sumidade em Rio de Janeiro, se pronunciar contra a desconstrução histórica da casa da marquesa. A crítica foi publicada pelo jornal O Globo: para os pesquisadores, a ideia de usar o lugar como Museu da Moda seria “uma idiotice”.

A birra, claro, não é contra a moda, mas em defesa do fortalecimento do Museu do Primeiro Reinado, tombado pelo Iphan em 1938 e transformado em museu na década de 1970. Hoje, ainda se encontra fechado para restauro, um projeto iniciado em 2011. “Eu defendo que o museu que conta a história do reinado de Pedro I seja exemplar. Com tanto imóvel vazio na cidade não faz sentido perpetuar esse crime contra a história pátria”, reclamou Cavalcanti.
Cenário do romance vivido pelo Imperador e a Marquesa de Santos, entre 1827 e 1829, o terreno foi adquirido em 1826 e coube ao arquiteto francês Pierre-Joseph Pézerat conceber um novo projeto para o imóvel. As pinturas decorativas foram confiadas a Francisco Pedro do Amaral, pupilo do artista francês Jean-Baptiste Debret.
Mas o solar também foi palco de acontecimentos da maior relevância da corte. Segundo a historiadora Mary del Priore, quando não sediou eventos, o casarão sempre esteve a eles conectado. “Ali, D. Pedro I passou os primeiros anos que se sucederam ao processo de emancipação e não só namorando a Marquesa de Santos. 


O projeto
As obras de restauração da Casa da Marquesa de Santos entraram agora em sua segunda fase, com a elaboração de projetos executivos. A primeira etapa foi realizada pela fundação Espírito Santo Cultura. Mas, o plano é que, em breve, o terreno em torno do solar seja desapropriado para a construção de anexos que serão ocupados pelo Museu da Moda e o Rio Criativo. O complexo vai abrigar cerca de 20 incubadoras de empresas, mais ateliês, lojas e restaurantes.
A Secretaria de Cultura do estado, no entanto, afirmou por meio de sua assessoria de imprensa tratar-se de um projeto embrionário, ainda em estudo, que está sendo desenvolvido em parceria com o Instituto Zuzu Angel e a Fundação Getúlio Vargas. “Se vier a ser realmente firmado como projeto, só ficaria pronto depois de 2016. E seria instalado num prédio a ser construído em um terreno contíguo ao da Casa da Marquesa de Santos, não nela.”

Fonte:  http://www.revistadehistoria.com.br/secao/reportagem/a-nova-moda-do-imperador

















Solar da Marquesa de Santos, em São Cristóvão, abriga atualmente o Museu do Primeiro Reinado

Nenhum comentário:

Postar um comentário