domingo, 21 de abril de 2013

Lançamento de Livro - Ministério da Educação e Saúde - Ícone urbano da modernidade carioca (1935-1945) - Roberto Segre

Sobre o livro

A sede do Ministério da Educação e Saúde Pública (hoje MEC e Palácio Capanema), projetada por uma equipe de arquitetos (Oscar Niemeyer, Carlos Leão, Ernani Vasconcelos, Affonso Reidy, Jorge Machado Moreira e Burle Marx) sob a direção de Lucio Costa e com a colaboração do Mestre francês Le Corbusier, é considerada um dos mais importantes exemplos de arquitetura moderna no mundo. As inovações apresentadas, como a leveza do prédio pelo uso dos pilotis; a sua disposição livre no terreno do quarteirão na Esplanada do Castelo, que abre uma nova tipologia urbanística; a grande fachada de vidro que é a primeira curtain-wall da América Latina; a utilização dos brise-soleil móveis na fachada insolada; e a presença de artistas plásticos brasileiros da vanguarda com pinturas, murais, esculturas e um dos primeiros desenhos originais de áreas verdes, elaborado pelo paisagista Burle Marx, fazem deste edifício um ícone da arquitetura moderna brasileira e latino-americana.
Com antecedência á sua inauguração em 1945, o edifício apareceu em inúmeras revistas e livros nacionais e estrangeiros, assim como foi citado em todos os ensaios de história da arquitetura moderna do Brasil e da América Latina. No entanto, não há um livro que documente, não só a história da sua concepção, mas também seus aspectos, características e particularidades técnicas, estruturais, funcionais, formais, espaciais, artísticas e estéticas. O Ministério da Educação é Saúde Pública, é considerado o primeiro exemplo de prédio moderno de escritório, cujo protótipo definiu uma tipologia arquitetônica que, depois da Segunda Guerra Mundial, foi espalhada no mundo inteiro. Do ponto de vista arquitetônico e cultural, representa o início da modernidade no Brasil e a quebra da tradição acadêmica no país e na América Latina.
Não existe, tampouco, uma análise dos fatores arquitetônicos, culturais e políticos que culminaram na síntese definida pela linguagem do prédio, que sintetiza a adaptação local do Movimento Moderno europeu. E também, a sua significação urbanística teve uma importante influência no desenvolvimento da cidade do Rio de Janeiro. Ao mesmo tempo, não se valorizou até agora como este protótipo tipológico se difundiu internacionalmente, sendo assimilado nos cinco continentes.
A proposta é publicar um livro definitivo sobre o MES, que ilustre e exponha detalhadamente todos os elementos citados. O desenvolvimento de uma análise aprofundada desta edificação e do seu relacionamento com os fenômenos culturais e artísticos no país e no mundo, é de grande interesse, não só no Brasil, mas também num nível internacional, especialmente neste início do século XXI, onde acontece uma revalorização das contribuições do Movimento Moderno, como fundamentação da arquitetura atual. 
Sobre o autor
Roberto Segre
Doctor en Ciencias del Arte, por Cuba y en Planeamiento Urbano y Regional, por Brasil. Reconocido internacionalmente por su trayectoria como docente y conferenciante en América Latina, Europa y los Estados Unidos.
 
Como citar
SEGRE, Roberto. Ministério da Educação e Saúde. Ícone urbano da modernidade carioca (1935-1945). Romano Guerra, São Paulo; 1ª edição, 2013.
Romano Guerra, São Paulo; 1ª edição, 2013
No prelo
edição em português
capa dura
544 p
17 x 24 cm
2100 g
ilustrado
colorido
fotos
desenhos
ISBN ISBN 978-85-88585-40-9
arquitetura e urbanismo (história da arquitetura) 


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário