sábado, 20 de abril de 2013

IPHAN monitora estado de conservação de igreja em Ouro Preto

Os profissionais do Escritório Técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em Ouro Preto (MG) acompanham de perto o estado de conservação da Igreja de Nossa Senhora da Conceição. As vistorias rotineiras são realizadas desde 2010, quando começou a tramitar no IPHAN-MG e no Escritório em Ouro Preto o projeto de restauração arquitetônica estrutural, elementos artísticos e complementares. Na vistoria realizada em fevereiro de 2013, foram constatadas peças comprometidas estruturalmente, com início de ruptura de algumas delas, principalmente no sistema da cobertura sobre o coro (trecho inicial da nave).
Para minimizar os riscos à estrutura da igreja, a presidenta do IPHAN, Jurema Machado, determinou nesta terça-feira, dia 16 de abril, que as intervenções necessárias à garantia da estabilidade do bem sejam realizadas de imediato, com recursos do orçamento ordinário. A superintendente do IPHAM-MG também acompanha as ações desempenhadas pelo Escritório Técnico em Ouro Preto e, nos próximos dias terão início às obras de escoramento no coro da igreja. Além dos recursos do IPHAN, estão previstos para a Igreja Nossa Senhora da Conceição R$ 6,5 milhões do PAC Cidades Históricas. O projeto de restauro já foi apresentado ao IPHAN e passa agora por análise da comissão coordenadora do programa.
Testemunha da história
Das mais antigas paróquias de Minas Gerais, a Matriz de Nossa Senhora da Conceição, além de seu tamanho e suntuosidade, destaca-se também pela presença do túmulo de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. A construção do templo teve início em 1724, segundo projeto e orientação de Manoel Francisco Lisboa, pai de Aleijadinho.

Com arquitetura típica de primeira metade do século XVIII, a fachada foi modificada em meados do século XIX. A decoração interna da nave também é atribuída a Manoel Francisco Lisboa. A igreja possui oito altares consagrados a Nossa Senhora da Boa Morte, São João Batista, São Gonçalo, São Miguel e Almas, São José, São Sebastião, São Antônio e Nossa Senhora Aparecida. Há também uma imagem de Nossa Senhora da Conceição em tamanho natural, doada pelo Coronel Cícero Pontes em 1893, inspirada na Conceição de Murilo.
Na antiga sacristia, consistório e porão está o Museu Aleijadinho com várias obras do mestre, como os leões de essa, a imagem de São Francisco de Paula, um Cristo crucificado e os lançamentos do óbito do Aleijadinho.
Fonte: ASCOM - IPHAN 

Fonte: http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do;jsessionid=6493A00C5495C5C1576A954DB1D7366E?id=17355&sigla=Noticia&retorno=detalheNoticia 


Nenhum comentário:

Postar um comentário