domingo, 7 de abril de 2013

Fazenda da Lapa - Encruzilhada do Sul - RS - Vídeo do Canal Rural mostra a história da Fazenda

A Fazenda da Lapa é o maior patrimônio histórico de Encruzilhada do Sul. Construída em 1834 no estilo colonial, a sede fica a 5 km do centro de Encruzilhada do Sul. Atualmente pertence ao Sr. Afonso Mibielli, filho de Pedro Afonso Mibielli, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal e ex-Deputado Estadual do RS. A Residência, inicialmente, foi propriedade do Bispo Feliciano Prates, o 1º Bispo do RS, razão pela qual possui uma capela agregada com acesso independente. Basicamente, a residência se organiza numa circulação central que organiza a planta, conduzindo desde a entrada, ao longo de salas e alcovas, até uma ampla sala posterior.
Dom Feliciano Prates nasceu em Gravatai, se radicou em Rio Pardo e após ser ordenado Padre no Seminário São José da Lapa no RJ, assumiu a Capela de Santa Barbara de Encruzilhada onde viveu de 1841 a 1852, sendo nomeado o Primeiro Bispo do RS e daqui dirigiu a Igreja no Rio Grande do Sul, saindo pra fixar-se em Porto Alegre, onde faleceu aos 76 anos,deixando uma grande obra religiosa com profundas mudanças,  entre elas a criação de seminários. No período que viveu na fazenda, Dom Feliciano plantava trigo e distribuia aos pobres da Vila de Santa Barbara, hoje a cidade de Encruzilhada do Sul.
Atualmente, uma comissão de lideranças culturais do município está tentando implantar um projeto de restauro da sede da fazenda e também levar adiante um processo de tombamento a nível estadual.

No link abaixo, o vídeo do Canal Rural sobre a fazenda e a entrevista com o atual proprietário:

http://videos.ruralbr.com.br/canalrural/video/grandes-fazendas/2013/03/fazenda-lapa-encruzilhada-sul-atracao-grandes-fazendas/17082 


Nenhum comentário:

Postar um comentário