domingo, 14 de abril de 2013

Dois prédios no centro de Maceió estão em processo de tombamento

Dois prédios no centro de Maceió estão em processo de tombamento. Eles abrigam hoje salas comerciais e estão com parte da estrutura descaracterizada. Um dos edifícios é o do antigo Hotel Lopes, que fica em frente a Praça Montepio. O outro prédio, em processo de tombamento, é o Hotel Palmares, em frente a Praça Palmares.
No antigo Hotel Lopes, a construção é do final do século XIX e funcionou como hotel até meados dos anos 70. Também já sediou a rodoviária da capital e hoje tem salas comerciais. Apesar da fachada rica, cheia de decoração da época, parte da estrutura foi modificada e perdeu muito das características originais. O tombamento vai impedir que novas intervenções sejam feitas sem autorização do estado.
O Hotel Palmares também foi construído no fim do século XIX, mas para uso residencial, depois é que se tornou hotel. O modelo colonial se mantém com uma fachada cheia de adornos e peças de origem portuguesa. Segundo a diretora do Pró-Memória, Adriana Guimarães, o tombamento apenas reforça o que já é previsto para imóveis da zona especial de preservação municipal, ou seja, não podem ser demolidos nem modificados sem o aval dos órgãos de proteção patrimonial. Fica permito apenas vender ou alugar.
Em Alagoas existem 43 bens tombados pelo estado. Eles estão distribuídos em 15 municípios. A maioria em Maceió. O bairro do Jaraguá é uma das regiões que mais concentra patrimônios históricos e artísticos, a exemplo da Associação Comercial e do Museu da Imagem e do Som, que fica na Praça Dois Leões. Mesmo reformados, eles mantiveram as características originais.
O prédio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) é um exemplo de estrutura que foi modernizada, sem alterar os traços de origem. O antigo armazém de açúcar ganhou repartições e conforto, mas os detalhes da época foram mantidos.
A museóloga Carmem Lúcia Dantas fala que os donos desses imóveis precisam entender que o tombamento só traz benefícios ao prédio. Ela explicou também que o dono pode modernizar e dar conforto ao local mesmo mantendo a fachada antiga.

Fonte: http://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2013/04/dois-predios-no-centro-de-maceio-estao-em-processo-de-tombamento.html 





















antigo Hotel Lopes













Hotel Palmares

Nenhum comentário:

Postar um comentário