sábado, 20 de abril de 2013

Complexo ferroviário de Mairinque, SP, passará por restauração

Uma iniciativa da Prefeitura de Mairinque (SP) com o Senai vai restaurar o complexo ferroviário da cidade. A estação e 200 casas vão ser recuperadas. Os trabalhos vão ser feitos pelos alunos do curso de restauro do Senai.
O prédio, de 1906, foi tombado pelo patrimônio histórico 80 anos mais tarde. No interior do edifício, um pequeno museu faz os ex-ferroviários voltarem ao tempo. É possível ver antigos objetos utilizados nas ferrovias.
Dirce Caetano, filha de ferroviário, conta que ainda era menina quando veio morar na Vila dos Operários, ao entorno da estação, em Mairinque. Ela explica que a revitalização vai ajudar a reviver um pouco daquele período. "Tempo que não volta mais", diz.
A revitalização vai começar de dentro para fora, a partir do entorno da ferrovia. Algumas casas foram construídas antes mesmo da estação, no final do século 19. No local moravam os operários, que ajudaram a construir o patrimônio. Por enquanto apenas a fachada será restaurada, por meio de oficinas experimentais do Senai.

Fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2013/04/complexo-ferroviario-de-mairinque-sp-passara-por-restauracao.html 





























Revitalização vai começar de dentro para fora, a partir do entorno da ferrovia (Foto: Reprodução/TV Tem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário