sábado, 9 de março de 2013

Obras do artista Athos Bulcão passam por restauração no DF

Quatro painéis do artista Athos Bulcão no Distrito Federal estão sendo restaurados graças a um convênio feito entre a fundação que leva o nome do artista e o Conselho Federal Gestor do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos (CFDD), do Ministério da Justiça. A restauração das obras vai custar R$ 300 mil.
Duas obras de Bulcão na Escola Classe 407 Norte, em Brasília, estão sendo restauradas desde o início de fevereiro. Outras duas – no Instituto de Saúde Mental, do Riacho Fundo (ISM) e um painel na parte interna do Mercado das Flores, próximo ao Cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul – também serão recuperadas.
De acordo com a secretária-executiva da Fundação Athos Bulcão, Valéria Cabral, as reformas, previstas para acabar em novembro de 2013, foram aprovados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o valor da restauração é de  R$ 300 mil.
O restaurador Wagner Mathias é o responsável pelos trabalhos. "Mathias está acostumado com os trabalhos de Athos, já que ele fez a recuperação dos painéis da Igrejinha Nossa Senhora de Fátima e do teto do Palácio da Alvorada", disse Valéria.
O diretor administrativo do ISM, Ronaldo Andrade de Freitas, afirmou que muitas pessoas que vão ao instituto reconhecem os painéis do artista. “Sem restauração, as pessoas já reconhecem e admiram as obras de Athos Bulcão e, após a reforma, a admiração só vai aumentar”, afirmou.

Fonte: http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2013/03/obras-do-artista-athos-bulcao-passam-por-restauracao-no-df.html 

 















Trabalhadores restauram painel de Athos Bulcão na Escola Classe 407 norte (Foto: Régia Vitória)

 














Restauração das quatro obras deve acabar em
2014 (Foto: Régia Vitória)

Nenhum comentário:

Postar um comentário