quarta-feira, 6 de março de 2013

Museu da Energia de São Paulo terá anexo desenhado por Hector Vigliecca

O arquiteto Hector Vigliecca é o autor do projeto de arquitetura para o novo edifício que será construído ao lado do Museu da Energia de São Paulo, localizado no bairro do Bom Retiro, região central da capital paulista.
A instituição ocupa dois casarões tombados, o principal deles construído em 1894 pela família de Santos Dumont. Posteriormente, o local abrigou um colégio e a sede da Sociedade Pestalozzi até se tornar um cortiço, no início dos anos 1980. Desde 2005, abriga o museu.
O novo espaço abrigará o Núcleo de Documento e Pesquisa da Fundação Energia e Saneamento cujo acervo, hoje, está guardado em um galpão no Cambuci. Trata-se de um dos maiores acervos de fotografias históricas do Brasil e de peças relacionadas ao fornecimento de energia e saneamento no estado.
O projeto de Vigliecca prevê, além de espaço expositivo e acervo, um auditório, setor administrativo e cafeteria. Com custo previsto em 12 milhões de reais, as obras devem durar um ano e começar ainda em 2013.

Histórico do Museu da Energia

















O Museu da Energia de São Paulo é mantido pela Fundação Energia e Saneamento, com o apoio das empresas AES Eletropaulo, ISA CTEEP, Sabesp e Cesp.

Localizado no Bairro de Campos Elíseos, próximo à Luz e Bom Retiro, o museu reúne objetos, documentos textuais, fotográficos, cartográficos, audiovisuais e sonoros que recontam a trajetória do setor energético e sua repercussão no cotidiano da população: do desenvolvimento tecnológico à industrialização, às transformações espaciais no uso do solo e dos recursos naturais – transformações essenciais para a compreensão da história da urbanização e da industrialização contemporâneas.

Instalado no edifício centenário que já serviu de residência para  (irmão do aviador Alberto Santos Dumont), o Museu da Energia é parte integrante de um projeto maior da fundação, cujo acervo compreende uma rede de museus espalhada pelo Estado, um Núcleo de Documentação e Pesquisa, quatro pequenas centrais hidrelétricas em fase de retomada de geração de energia (as usinas-parque em Salesópolis, Rio Claro, Brotas e Santa Rita do Passa Quatro) e imóveis urbanos. O objetivo foi o de evitar que os registros de mais de 100 anos de história da energia e saneamento fossem pulverizados, após a privatização dos serviços de energia e saneamento, desencadeada na década de 90.


Serviço
Museu da Energia de São Paulo
Endereço: Alameda Cleveland, 601, Campos Elíseos.
Horários para visitação pública:
Segunda a sexta, das 10h às 17h (visitas agendadas)
Fone: (11) 3333-5600
www.energiaesaneamento.org.br

Fonte:  http://www.arcoweb.com.br/noticias/museu-energia-sao-paulo-tera-anexo-desenhado-hector-vigliecca.html
 http://www.cidadedesaopaulo.com/sp/br/o-que-visitar/546-museu-da-energia 
 



































Um comentário:

  1. Boa tarde.

    Há alguma informação atual que explica sobre o porque de não ter sido construído esse edifício?
    Agradeço antecipadamente

    Att.,

    Sirlene

    ResponderExcluir