terça-feira, 12 de março de 2013

Ministério da Cultura aprova as cidades Oeiras e Piracuruca como patrimônio histórico

O conjunto histórico e paisagístico dos municípios de Piracuruca e Oeiras agora são tombados pelo Ministério da Cultura. As portarias assinadas pela ministra Marta Suplicy foram publicadas no Diário Oficial da União desta quinta-feira (7). A partir de agora, as cidades são patrimônio cultural brasileiro.  
Os tombamentos foram deliberados ainda em janeiro de 2012 pelo Conselho Consultivo Patrimônio Cultural, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Os conselheiros aprovaram a proposta por unanimidade. 
A inclusão dos municípios faz parte do projeto de criação da Rede de Patrimônio Cultural do Piauí, iniciada em 2008 para reforçar a identidade e cultura do Estado. Piracuruca e Oeiras se juntam a Parnaíba, tombada anteriormente pelo Iphan. Os três conjuntos históricos retratam a ocupação do interior do Brasil durante o século XVIII, além de terem sido palco de fatos importantes da Independência do Piauí e do Brasil. 

Primeira capital do piauí, Oeiras já tinha outros bens tombados pelo Iphan: a Ponte Grande, o Sobrado João Nepomuceno e a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Vitória. Agora, também estão tombados o conjunto da Praça das Vitórias, o entorno dos riachos do Môcha e da Pouca Vergonha, o conjunto das praças do Mercado Público e Mafrense e do Largo do Rosário.
Em Piracuruca, foi tombado o Centro da cidade, com registros arquitetônicos de todos os períodos históricos da cidade, e a área de entorno, que vai até margem oposta do rio Piracuruca, preservando a paisagem da área tombada. 


Fonte: http://www.vejapiripiri.com/index.php?option=com_content&view=article&id=18062:-ministerio-da-cultura-confirma-oeiras-e-piracuruca-patrimonios-brasileiros&catid=49:geral&Itemid=198
















Igreja de Oeiras

















Igreja de Piracuruca

Nenhum comentário:

Postar um comentário