domingo, 10 de março de 2013

Evento comemora 30 anos de tombamento da Serra do Japi

Uma cerimônia realizada na noite desta sexta-feira (8) comemorou os 30 anos de tombamento da Serra do Japi. A serra é uma das últimas grandes áreas de Mata Atlântica do interior de São Paulo, e é reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), como sendo patrimônio da humanidade.
Durante a cerimônia, houve o lançamento de um livro, que detalha grande parte das espécies animais e vegetais encontradas na serra. O evento ressaltou a importância da preservação da reserva, que é motivo de orgulho do jundiaiense.
Há exatos 30 anos, por meio de uma lei estadual, a serra foi reconhecida culturalmente pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo. A medida fez com que várias medidas passassem a ser adotadas para a preservação do local.
Além do aniversário de tombamento, no dia 8 de março é também comemorado o Dia da Serra do Japi. O prefeito da cidade, Pedro Bigardi, aproveitou a data para anunciar alguns projetos e ações para ampliar a preservação da reserva ecológica. Entre elas, a criação de um roteiro permanente de visitação. “É mais fácil preservar quando se conhece o que está se preservando”, disse o prefeito.

Fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2013/03/evento-comemora-30-anos-de-tombamento-da-serra-do-japi.html 

















Durante evento, houve o lançamento do livro com descrição das espécies que vivem na Serra do Japi (Foto: Reprodução / TV Tem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário