quarta-feira, 20 de março de 2013

Doutorando em História lança livro sobre patrimônio imaterial

O livro “Percepção do Intangível: entre genealogias e apropriações do patrimônio cultural imaterial”, de Yussef Daibert Salomão de Campos, aluno de doutorado em História da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), será lançado no próximo dia 20, na Assunta Forneria, às 19h30.
Campos usa como base a Lei Robin Hood, de Minas Gerais (MG), criada em 2009, que visa redistribuir parte da arrecadação de ICMS pelo Estado entre os municípios, direcionando o valor de acordo com diversos fatores, como a área geográfica, população e mínimo de renda per capita. O objetivo é incentivar a aplicação de recursos em áreas de prioridade social, descentralizar a distribuição de renda e, consequentemente, atenuar a desigualdade e as diferenças econômicas entre os municípios de Minas.
Como um dos focos de benefício da lei é a conservação do patrimônio histórico, Campos direciona a pesquisa para a legislação no Estado, comparando com outros conjuntos de leis nacionais e até internacionais (como é o caso da Argentina) e também faz uma análise regional, mais específica, em Juiz de Fora.
O livro é fruto da dissertação de mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel-RS) em 2010. O objetivo é tratar a identidade social como legitimadora de patrimônios culturais imateriais sob a perspectiva jurídica. É defendido que as características culturais de uma sociedade são demilitadas pela identidade dela, desde a genealogia até a consolidação dessas características por meio da legislação vigente.
Um exemplo de como o patrimônio imaterial se torna parte do lugar em que está inserido é o modo artesanal de fazer o queijo minas, que antes era uma característica regional e se tornou patrimônio cultural imaterial do Estado.
Campos é graduado em Direito pela UFJF e, desde então, atrelou os estudos na área judicial a questões culturais, focando sempre na história. Para o autor, a temática de patrimônio cultural é multidisciplinar, por isso resolveu uni-la ao seu curso de graduação.
A Assunta Forneria, local do lançamento do livro, fica localizada na Ladeira Alexandre Leonel 221, Bairro Cascatinha – Outras informações: (32) 2102-3967 (Secretaria de Comunicação).

Fonte:  http://www.defender.org.br/doutorando-em-historia-lanca-livro-sobre-patrimonio-imaterial/




Nenhum comentário:

Postar um comentário