sexta-feira, 15 de março de 2013

Corte de árvores para revitalizar rua causa polêmica em Pirenópolis, GO

O corte de árvores com mais de 30 anos, da espécie manguba, está causando polêmica na histórica cidade de Pirenópolis, a 121 km de Goiânia. A prefeitura pretende arrancá-las para revitalizar a Avenida Sizenando Jaime, uma das principais da cidade. E isso tem dividido a opinião dos moradores.
De acordo com o projeto da prefeitura, com a retirada das árvores, o canteiro central ficará mais largo e deve ganhar luminárias coloniais, bancos e acessibilidade para portadores de necessidades especiais. Terá ainda um paisagismo novo, com coqueiros e palmeiras, que serão plantados.
Quem é a favor da medida justifica que as árvores estão crescendo muito e até destroem a calçada. Já quem é contra diz que elas trazem muitos benefícios, entre eles, a sombra.
Para o mototaxista Adelmir Rodrigues, a mudança é um mal necessário. Ele acredita que a cidade vai ser beneficiada. "Toda obra passa por um tormento. Com um tempo, daqui a uns cinco, seis meses, quando a obra terminar, o pessoal vai ver que vai valer a pena, apesar das dificuldades que a gente vai enfrentar em sacrificar essas árvores", argumenta.
Já a professora Ana Maria Senteno diz que é contra “o progresso a qualquer preço”. Ela considera ainda que a retirada das árvores seja um desmatamento urbano. "Pirenópolis está destruindo as suas árvores. Cada ano que passa tem menos árvores. Isso aqui [a manguba] é um símbolo. Pode ser que no futuro fique bonito, mas de quantos anos essas árvores vão precisar para crescer e ficar nesse nível? Serão dez anos, no mínimo, para ter uma sombrinha", questiona.
Turismo
Conhecida por seu casario colonial do século XVIII praticamente intacto, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), Pirenópolis é uma cidade que atrai turistas interessados em aproveitar atrações culturais e opções de esportes radicais.
Festivais de música, literatura, gastronomia e as tradicionais Cavalhadas - encenações da batalha entre mouros e cristãos - atraem gente de todo o Brasil e até de outros países. A região conta ainda com uma natureza exuberante, com dezenas de cachoeiras e trilhas em meio ao cerrado abertas à visitação.

Fonte:  http://g1.globo.com/goias/noticia/2013/03/corte-de-arvores-para-revitalizar-rua-causa-polemica-em-pirenopolis-go.html















População aproveita sombra embaixo das árvores da espécie manguba (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)















Prefeitura está cortando as árvores para revitalizar rua de Pirenópolis (Foto: Reprodução/TV Anhanguera) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário