sexta-feira, 29 de março de 2013

Casa de Vidro, de Lina Bo Bardi, abre as portas em SP com exposição multimídia

Em 2011, o crítico e curador Hans Ulrich Obrist deu início a um trabalho com 34 artistas e arquitetos brasileiros e estrangeiros tendo como tema a Casa de Vidro, espaço projetado por Lina Bo Bardi em 1951 e que foi moradia da arquiteta e de seu marido Pietro Maria Bardi em São Paulo.
Desde então, o time produziu uma série de trabalhos que finalmente será exibida na residência, localizada no Morumbi, e no Sesc Pompeia, também projetada por Lina em 1981 na capital paulista.
Chamada The Insides Are on the Outside / O interior está no exterior, a mostra fica em cartaz de 5 de abril e 30 de maio.

“Esta exposição foi concebida como uma dupla homenagem à casa e à sua criadora, e reiteração da continuada relevância da Casa de Vidro como caixa de ferramentas para a prática da arquitetura e artística no presente”, afirma Obrist.
De acordo com ele, os participantes tiveram total liberdade para explorar e trabalhar quaisquer aspectos da casa, como a própria edificação ou as árvores no jardim, e até o arquivo ou a coleção de arte que pertenceu ao casal Bardi.

“Os trabalhos expostos são narrativas que revelam aspectos da casa e sua história invisíveis a olho nu e que, inseridos no cenário da residência dos Bardi, fazem da casa uma Gesamtkunstwerk [em português: obra de arte total]”, completa o curador.A mostra contou com uma introdução em setembro de 2012, quando foram apresentadas as obras realizadas por Paulo Mendes da Rocha, SANAA (Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa), Alexander Calder, CildoMeireles, Cinthia Marcelle, Douglas Gordon, Gilbert & George, e Waltercio Caldas.

Agora, na etapa final, a exposição terá uma pré-estreia dia 31 de março, domingo, quando Zé Celso Martinez Correa percorrerá, a bordo de um ônibus, obras projetadas pela arquiteta: o Teatro Oficina, o Palácio das Indústrias, o MASP, o SESC Pompeia e a Casa de Vidro. A performance será gravada, transformada em vídeo e integrada à exposição.Na Casa de Vidro, além dos trabalhos apresentados em 2012, estarão as obras de arquitetos e artistas como Cristina Iglesias, Dominique Gonzalez-Foerster, Jonathas de Andrade, Juan Araújo, Koo Jeong-a, Norman Foster, Olafur Eliasson, Pablo León de la Barra, Paulo Nazareth, Pedro Reyes, Philippe Parreno, Renata Lucas, Rivane Neuenschwander e Sarah Morris.

Já no Sesc Pompeia estarão as instalações de Ernesto Neto e Dan Graham, de Douglas Gordon, de Adrian Villar Rojas, Pedro Barateiro, José Celso Martinez Corrêa, Laercio Redondo, Tamar Guimarães. entre outros.Esta é a primeira exposição de Obrist no Brasil, e dá continuidade a uma série de propostas curatoriais realizadas por ele em casas-museus como nas residências de Luis Barragán no México, e a morada de Federico Garcia Lorca em Granada, Espanha, e na Nietzsche Haus, em Sils Maria, Suíça.

Exposição: The Insides Are on the Outside / O interior está no exterior
Local: Casa de Vidro e Sesc Pompeia, em São Paulo
Data: de 5 de abril a 30 de maio
Endereço: Casa de Vidro (Rua General Almério de Moura, 200, Morumbi, São Paulo) e Sesc Pompeia (Rua Clélia, 93, Pompeia, São Paulo)
Horário: Casa de Vidro (terça a domingo, das 11h às 17h) e Sesc Pompeia (terça a domingo, das 9h às 21h)
Entrada franca





















































Imagens: Portal Arcoweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário