quarta-feira, 20 de março de 2013

Belém afora - Projeto divulga documentos sobre imigrantes e ganha prêmio do Iphan

Cristina Romanelli
 
Degustações de vinho, apresentações musicais, mostras de cinema, exposições e até uma rádio na internet: vale de tudo para divulgar as 35 toneladas de documentos do Centro de Memória da Amazônia (CMA), da Universidade Federal do Pará. Ainda que as ações se estendam a todo o acervo, foi a divulgação do projeto Belém dos Imigrantes – voltado desde 2008 à documentação de imigrantes na capital – que chamou mais atenção e ganhou o último prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, do Iphan.
“Nosso foco é o público não acadêmico. Nós tentamos ao máximo popularizar os documentos. Deixamos na internet, por exemplo, informações sobre os inventários das principais nacionalidades de imigrantes: a portuguesa, a espanhola, a marroquina e a italiana”, conta Antonio Otaviano Vieira Junior, historiador e coordenador do CMA. 
Os documentos são de 1795 a 1970, e pertenciam ao Tribunal de Justiça do Pará: “Eles seriam todos descartados. Quando a UFPA assumiu o material, em 2007, não tinha nem onde guardá-lo”, conta o historiador. 
Hoje, os documentos estão bem armazenados. E para atrair ainda mais o público, o CMA deve criar em breve uma sala de memória, onde será possível ouvir músicas tradicionais, consultar livros, assistir a vídeos e acessar a internet.
 
Saiba Mais
Centro de Memória da Amazônia

Fonte: http://www.revistadehistoria.com.br/secao/em-dia/belem-afora 



Nenhum comentário:

Postar um comentário