terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Um ano após incêndio, obras do Teatro Ouro Verde devem ser licitadas

Teatro de Londrina foi destruído pelo fogo no dia 12 de fevereiro de 2012. Previsão é de que as obras de reforma sejam concluídas em 2014.

Um ano após o incêndio que destruiu o Teatro Ouro Verde de Londrina, no norte do Paraná, a população aguarda com expectativa o desenvolvimento do projeto de reconstrução do espaço. O próximo passo previsto é a publicação do edital de licitação para a execução das obras de reforma do local, que deve ocorrer no mês de março.
No dia 12 de fevereiro de 2012, um incêndio causado por um curto circuito entre o forro e o telhado destruiu completamente a parte interior do Teatro Ouro Verde. O espaço era o maior do norte do estado com capacidade para 950 pessoas. Em 1998, o prédio foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural do Paraná. Originalmente a estrutura era um cinema e foi construída pelo arquiteto J. B. Vilanova Artigas. Em dezembro, o Teatro comemorou 60 anos de existência.
De acordo com a reitora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Nádina Moreno, os projetos de reconstrução devem ser entregues ao Governo Estadual ainda nesta semana. “Nós precisamos um ok, de uma aprovação dos projetos pelo patrimônio histórico da Secretaria de Estado da Cultura, para que possamos dar andamento na licitação”, afirmou. A UEL é a proprietária do espaço, e estima que a ordem de serviço para as obras saia até a metade do ano.
“Nossa esperança e expectativa é de que o Filo de 2014, o festival de música de 2014, já possa acontecer aqui no cineteatro Ouro Verde”, contou Moreno. O Festival, assim como todos os demais espetáculos que aconteciam no local, teve de migrar para outros espaços da cidade após o incidente.
De acordo com a diretora da Casa de Cultura, Magali Kléber, que é a gestora do Teatro Ouro Verde, já estão garantidos R$ 16 milhões para a reconstrução. “Nós vamos manter todas as características arquitetônicas do projeto do Artigas, mas teremos uma caixa cênica projetada para p século XXI, para os espetáculos que estão planejados esteticamente, tecnicamente para o século XXI”, detalhou.

Fonte: http://g1.globo.com/parana/noticia/2013/02/um-ano-apos-incendio-obras-do-teatro-ouro-verde-devem-ser-licitadas.html 















Cine Teatro Ouro Verde antes do incêndio
Foto: Isack Ryuji Minowa

Nenhum comentário:

Postar um comentário