quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Salvador/BA – Três casarões e Corpo de Bombeiros da Barroquinha serão restaurados

Três casarões localizados no Centro Histórico de Salvador, assim como a antiga sede do Corpo de Bombeiros, serão restaurados. A ação foi anunciada na manhã desta quarta-feira (20) pelo governador do estado, Jaques Wagner, que assinou as ordens de serviço para início de recuperação dos prédios.
De acordo com o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), o casarão do Corpo de Bombeiros, que fica na rua J.J. Seabra, é tombado como patrimônio histórico. O investimento para esta obra é de R$ 5,67 milhões . Segundo o coronel Alfredo Castro, comandante-geral da Polícia Militar, a última reforma no prédio correu em 1997.
“Essa reforma vai trazer estrutura para valorizar as ações dos bombeiros e, consequentemente, a valorização dos policiais”. Ainda segundo o comandante, a revitalização do espaço vai realizar um resgate da história da companhia além de ter várias funções. “As intervenções de revitalização trazem utilização multiuso, que serve para  ocorrências de acidentes e também como museu. Teremos um espaço para interagir com a população, através de cursos e palestras”, disse o coronel Castro.
A desmontagem do imóvel já começou, mas a revitalização  do imóvel deve começar na sexta-feira (22). Nesta mesma data, o efetivo vai ser transferido para a localidade de Almeida Couto, no bairro da Calçada. Além da transferência, eles terão um ponto de apoio no Centro Histórico. A previsão é que a reforma dure um ano.
De acordo com o governo, os três casarões localizados na Rua Padre Vieira, conhecida como Rua do Tesouro, serão restaurados para a implantação de uma residência que abrigará 79 estudantes. Com um investimento de R$ 3,31 milhões, a assessoria de imprensa do governo anunciou que a residência abrigará estudantes da Universidade Federal do Estado da Bahia.

Fonte: http://www.defender.org.br/salvadorba-tres-casaroes-e-corpo-de-bombeiros-da-barroquinha-serao-restaurados/ 

















Sede do Corpo de Bombeiros localizado na Barroquinha, em Salvador. (Foto: Divulgação / Agecom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário