terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Ribeirão Preto apresenta projeto de restauro do casarão da Caramuru

FERNANDA TESTA

A Prefeitura de Ribeirão Preto (313 km de SP) apresentou nesta segunda-feira (25) o projeto selecionado pela Secretaria de Estado da Cultura para o restauro do casarão da avenida Caramuru -- patrimônio histórico do município.
Orçado em R$ 330 mil, o projeto é um estudo preliminar da restauração do imóvel. O plano definitivo deve ser apresentado em seis meses.
Erguido no século passado, por volta de 1880, o imóvel foi tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de SP) em 1988, e denominado Casa Caramuru.
Segundo Bruno Salvador, arquiteto responsável pelo estudo, o objetivo é preservar as características originais da casa durante o restauro.
Uma das propostas é utilizar as salas do casarão para criar ambientes como salas de exposição, biblioteca e sala de estudos, segundo o arquiteto. O projeto contempla ainda a acessibilidade, com a implantação de elevadores.
De acordo com o secretário da Cultura de Ribeirão, Alessandro Maraca, R$ 660 mil foram aplicados por governo do Estado, Condephaat e prefeitura no casarão da Caramuru, incluindo a cobertura do imóvel.
Apesar da apresentação do projeto, ainda não há recursos para a restauração. "Os investimentos podem ser federais, estaduais ou de leis de incentivo. Investimentos privados também serão aceitos", afirmou Maraca.
Após a restauração, o local deverá se tornar algum tipo de atividade cultural. 

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/ribeiraopreto/1236668-ribeirao-preto-apresenta-projeto-de-restauro-do-casarao-da-caramuru.shtml 















Fachada do casaraão Caramuru, em situação de abandono















Vista do telhado do casarão da Caramuru, em Ribeirão Preto (SP), que passará por restauro

Nenhum comentário:

Postar um comentário