sábado, 16 de fevereiro de 2013

Pelotas/RS – Fundo de Preservação do Patrimônio entra em atividade

O prefeito Eduardo Leite participou, nesta terça-feira, 5, da reunião de composição da câmara diretiva do Conselho Curador do Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural. Esta foi a primeira atividade do Conselho, criado em 2002 por lei municipal.
Eduardo abriu a reunião falando da importância de um fundo para manutenção do patrimônio. “Pelotas precisa ter condições de dar manutenção aos prédios que já foram recuperados para que eles não voltem a se deteriorar. Mais do que valorizar a arquitetura, estamos respeitando o esforço humano aplicado na construção das edificações tombadas, construídas, geralmente, por trabalho escravo” declarou.
A secretária de Cultura (Secult) Beatriz Araújo anunciou aos membros do Conselho que o Fundo conta com R$ 426,9 mil, oriundos das parcelas pagas ao financiamento do Monumenta por proprietários de prédios inventariados de Pelotas. “Este valor é irrisório para o atendimento de todas as demandas do nosso patrimônio cultural. Uma das principais funções deste Conselho será definir novas fontes de recursos para o Fundo”, explanou.
Durante a reunião os conselheiros aprovaram o Regimento Interno e elegeram a câmara diretiva. A composição ficou como presidente Clotilde Victória (Secult), vice-presidente Maria Roselaine Santos (IHGPel) e secretária Gisela de Albuquerque Frottini (Secult). Conforme a lei de criação do Conselho, o titular da Secult deve indicar um gestor. O nome indicado por Beatriz foi da arquiteta da secult Liciane Almeida.
Estiveram presentes Ana Beltrame do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae) Eduardo Hahn. Além dos conselheiros Jacques Reydans (Sinduscom), Fernando Neves (Caixa Federal), Vera Rheingantz Abuchaim (representante dos moradores de prédios inventariados), Luiz Alberto Caldas (CDL), Cristiane Hallal (Curi Palace), Valter Poetsch (Sdet).

Fonte: http://www.defender.org.br/pelotasrs-fundo-de-preservacao-do-patrimonio-entra-em-atividade/ 















Fotos: Eduardo Beleske

Nenhum comentário:

Postar um comentário