sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

ONU adota plano de ação de 11 milhões de dólares para a salvaguarda do patrimônio cultural do Mali

Um fórum das Nações Unidas reunido em Paris, França, adotou nesta segunda-feira (18) um plano de ação para a reabilitação e salvaguarda do patrimônio cultural do Mali, que tem sido alvo de ataque nos últimos meses durante o conflito em curso no país.
“Quando um sítio do Patrimônio Mundial é destruído, por causa da estupidez e da violência, toda a humanidade sente que foi privada de uma parte de si mesmo, que foi ferida”, afirmou a Diretora da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Irina Bokova.
Orçado em cerca de 11 milhões de dólares, o plano de ação adotado na reunião, organizada pela UNESCO e o Governo francês, procura reabilitar o patrimônio cultural danificado com a participação ativa das comunidades locais e tomar medidas para proteger a manuscritos antigos mantidos na região.
Ações específicas estão previstas para Timbuktu, a Tumba dos Askia em Gao, a Cidade Velha de Djenné e do penhasco de Bandiagara (terra de Dogon), bem como museus.
A UNESCO vai enviar uma missão ao Mali para fazer uma avaliação completa dos danos e a melhor forma de implementar o plano de ação assim que a situação permitir.

Fonte: http://www.defender.org.br/onu-adota-plano-de-acao-de-11-milhoes-de-dolares-para-a-salvaguarda-do-patrimonio-cultural-do-mali/ 













Nenhum comentário:

Postar um comentário