quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Iphan/PR restaura prédio que irá abrigar o Arquivo Histórico de Antonina

A história da ocupação do litoral paranaense, as relações entre Antonina, Paranaguá e Curitiba e os documentos referentes ao porto e às Indústrias Matarazzo. Esses são apenas alguns dos registros encontrados nos livros pertencentes ao Arquivo Público de Antonina. Para preservar esse material, o Iphan/PR, em parceria com a prefeitura de Antonina, está promovendo a restauração do prédio da antiga Casa do Boi, que passará a abrigar o Arquivo Público da cidade.
A obra, viabilizada através de recursos do Plano de Aceleração do Crescimento das Cidades Históricas, foi iniciada em novembro de 2012 e tem previsão de entrega para o primeiro semestre de 2013. O valor investido é de R$ 454.562,08. O projeto arquitetônico foi desenvolvido de acordo com os critérios usuais de intervenção em cidades históricas utilizados pelos órgãos de proteção ao patrimônio cultural.
A obra irá abranger a restauração da fachada e a recomposição volumétrica de um dos edifícios do conjunto. Nele, ficará abrigado o acervo documental do município, em local apropriado para conservação e exposição da memória histórica de Antonina.
História
O imóvel que irá abrigar o Arquivo Público de Antonina está localizado na Rua Heitor Soares Gomes, na parte mais central da área histórica, e data das décadas de 1920 – 1930. O edifício faz parte de um conjunto de duas edificações que inicialmente abrigavam quatro residências independentes. O imóvel caracterizava-se por fachada frontal em alvenaria e suas laterais e fundos em madeira. O acesso dava-se pelas varandas laterais.
A ornamentação do conjunto é composta por elementos decorativos em argamassa, platibanda com elementos vazados e as janelas, que se articulam em folhas duplas e triplas. Todos esses elementos são recorrentes no chamado estilo arquitetônico Art Déco, embora apresentem resquícios do ecletismo, podendo-se dizer que se trata de uma arquitetura de transição.

Fonte:  http://www.defender.org.br/iphanpr-restaura-predio-que-ira-abrigar-o-arquivo-historico-de-antonina-2/


Nenhum comentário:

Postar um comentário