sábado, 23 de fevereiro de 2013

Ampliação do Museu Militar de Dresden - Alemanha

Obra do arquiteto Daniel Libeskind provoca reflexões sobre a guerra.

Mariane Morisawa - Revista Casa Cláudia Luxo Edição 27

O próprio edifício que abriga o novo Museu da História Militar, em Dresden, conta a trajetória belicosa da Alemanha. Entre 1873 e 1876, o prédio serviu como arsenal , para, em 1897, ser transformado em museu - primeiro saxão, depois nazista, soviético e alemão oriental. Só sobreviveu aos bombardeios aliado que destruíram a cidade porque estava fora do centro. Com a queda do Muro de Berlim, foi fechado, mas, em 2001, decidiu-se construir uma extensão para refletir sobre o que o país pensa sobre a guerra.
A tarefa coube a Daniel Libeskind, nascido na Polônia, filho de sobreviventes do Holocausto e famoso por seus projetos de Museus Judaicos. Era o arquiteto perfeito para fazer uma interrupção na simetria da construção antiga, com um "iceberg" de cinco andares de concreto, aço e vidro. Uma plataforma a 25 metros de altura promove vistas da Dresden moderna, enquanto a ponta indica o local onde os bombardeios da Segunda Guerra começaram.
A história militar está exposta no edifício antigo, e o novo abriga exibições que mostram como forças da sociedade e impulsos humanos criam a cultura da violência.A transparência da estrutura dramática de Libeskind representa a busca da Alemanha por encarar seu passado.

Ao analisar a obra de Libeskind, a primeira sensação que eclode é a de espanto, de desorientação, quem sabe até de horror. É clara a intenção do arquiteto de rompimento com o tradicional, deslocando a mente do observador para um fenônemeno atípico, um volume pontiagudo que corta um outro bloco já consolidado. Não parece simples entender o propósito daquela forma desenhada, mas talvez mais fácil compreender que a união de dois tempos diferentes serve para melhor entendê-los e destacá-los na visão do homem. O contraste levanta questionamentos e volta o pensamento para a indagação de uma possível justificativa, sendo então explicíta a proposta conceitual de causar esse espanto e por seguinte de tentar entender o conflito desses dois volumes que no fim tornam-se únicos.
Sobre um bloco horizontal de característica neocolonial – um museu antigo que conta a história militar da Alemanha – é transpassado um volume pontiagudo de aço e concreto que se ergue e ultrapassa suas arestas, projetando-se de maneira desequilibrida em relação à paisagem. A massa de junções metálicas, se analisada em planta, rompe com a ortogonalidade do edíficio original e de certa forma se aglutina a ele, como se a união de um sólido retangular com um triangular, cheio de ângulos agudos, fosse algo simples de se concretizar e assimilar.

Fontes: Revista Casa Cláudia Luxo Edição 27.

http://www.arquitetonico.ufsc.br/museu-da-historia-militar-de-dresden














Nenhum comentário:

Postar um comentário