quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Abandonado desde 2005, prédio histórico da Capital passa por reforma e abrigará faculdade

Em poucos dias, mais um prédio histórico de Porto Alegre voltará a ganhar vida. O antigo Edifício Herrmann, localizado no coração do Centro Histórico da Capital — na esquina da Ruas dos Andradas com a Rua Uruguai —, passará a receber jovens estudantes, que circularão pelos antigos corredores há muito desabitados.
A iniciativa foi da Faculdade do Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (Fadergs), que escolheu o local para abrigar sua nova sede. Com um investimento de R$ 2 milhões na revitalização, foram realizadas obras de reestruturação na rede elétrica, telefonia, internet, elevador, entre outras.
Isso garantirá que no próximo dia 25 de fevereiro, quando a sede for inaugurada, o prédio volte a ser um ponto de referência da capital gaúcha. A escolha do local foi pensada por sua posição geográfica, afirma a diretora acadêmica da Fadergs, Sara Pedrini:
— A localização do prédio facilita o acesso de nossos alunos. Além disso, a revitalização do edifício valorizará ainda mais o centro de Porto Alegre.
Considerado um dos marcos arquitetônicos da cidade, o prédio construído no início do século passado abrigou durante muitos anos o Hotel La Porta em seus andares superiores, e no térreo a Casa Carlos Herrmann, especializada em aparelhos cirúrgicos.
Entretanto, ficou conhecido no final dos anos 90 por ser a sede da Viação Aérea São Paulo (VASP), que na época investiu US$ 3 milhões em sua restauração. A empresa permaneceu lá até 2005, quando suspendeu as operações.
Desde então, o edifício ficou desabitado, abrigando somente uma farmácia no andar térreo. Mas nem por isso deixou de chamar a atenção da população. Depois de um triste episódio em que invasores atearam fogo ao local e quase destruíram sua estrutura, uma entidade não governamental promoveu uma ação que trouxe à tona a riqueza histórica da construção.
Em 2009, um grupo de cerca de 25 pessoas cercaram o edifício para limpar sua fachada. Com a remoção de muitas camadas de cartazes publicitários, o granito e o estilo eclético do prédio foram redescobertos pelos moradores locais.

Origem do prédio ainda é um mistério para os historiadores
Apesar de sua importância histórica — é um dos primeiros edifícios altos da cidade —, há poucos dados sobre a construção Edifício Herrmann. Segundo o arquiteto e historiador Günter Weimer, os documentos sobre o autor da obra não estão disponíveis na prefeitura, o que dificulta precisar a data de sua construção e a origem do projeto.
— É um prédio muito importante para a cidade, pois é muito bem projetado. Já examinei diversos documentos mas não consegui descobrir quem projetou o edifício — afirma Weimer.
A edificação foi realizada em argamassa pré-moldada, resultado de um trabalho muito complexo, o que hoje em dia seria inviável devido ao alto custo. Esse é um dos aspectos que agrega valor ao prédio, explica o historiador. O ano exato da construção é uma incógnita. Enquanto algumas entidades afirmam ter sido erguido na década de 1940, Weimer garante que sua arquitetura data dos anos 20.
 
Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2013/02/abandonado-desde-2005-predio-historico-da-capital-passa-por-reforma-e-abrigara-faculdade-4050235.html 
 
 
 












Revitalizado, Edifício Herrmann irá abrigar sede da Fadergs Foto: Bruno Alencastro / Agencia RBS

Nenhum comentário:

Postar um comentário