quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Oscar Niemeyer - O Arquiteto e o Arquivo

O fundo Correio da Manhã, jornal carioca que circulou entre 1901-1974, possui fotografias do arquiteto em diversas fases de sua vida, dos seus projetos e das obras privadas e públicas mais relevantes construídas por ele, no Rio de Janeiro, Minas Gerais e em Brasília, entre eles, o edifício do MEC e o Hospital da Lagoa, na cidade fluminense, o complexo da Pampulha, em Belo Horizonte e todas as construções erguidas na nova capital federal.
No fundo Agência Nacional destacam-se negativos fotográficos e filmes que registram todas as etapas das obras de Brasília desde os últimos anos da década de 1950 até a sua inauguração.
Entre os documentos custodiados pela Instituição encontra-se ainda um projeto de Niemeyer denominado CB (Centro da Barra), de 1969, que contempla o primeiro núcleo de torres residenciais além de uma escolinha de artes e de um Instituto de Artes Plásticas para a Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. A planta, em quatro folhas, contem dez desenhos e a descrição do projeto, integrado ao Plano da Barra de autoria de Lúcio Costa.  

Fonte: http://www.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1547&sid=40















Nenhum comentário:

Postar um comentário